Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Ministro Paulo Bernardo agenda morte da TV analógica para junho de 2016

Ministro Paulo Bernardo agenda morte da TV analógica para junho de 2016

Anote na agenda: ministro das comunicações Paulo Bernardo marca o fim da TV analógica para 30 de junho de 2016.

11 anos atrás

Bye Bye TV analógica

Durante o programa estatal "Bom Dia, Ministro" de ontem, o ministro das Comunicações Paulo Bernardo definiu (na verdade lembrou, a data estava prevista em decreto) a data do desligamento do sinal da TV analógica em 30 de junho de 2016, além de garantir que o sinal 4G estará disponível até o fim do mês nas cidades-sede da Copa das Confederações e iniciar um plano de conversão das emissoras de rádio AM para FM.

“Em 30 de junho de 2016 será desligado o sinal da TV analógica no Brasil. Temos que garantir que todos tenham o aparelho digital”, disse o ministro.

Pode não parecer mas muita gente ainda possui TVs analógicas; eu mesmo tenho duas em casa pelo simples motivo de que não assisto mais TV há milênios, e meu PS3 está ligado num monitor. Os conversores digitais, apesar de terem ficado mais baratos, ainda custam o equivalente a um DVD Player e para uma família da classe C-D, não compensa comprar agora e vão empurrando com a barriga, no melhor jeitinho brasileiro.

A declaração de Paulo Bernardo em "garantir que todos tenham TVs digitais" faz parte da tal "Bolsa Novela", programa que vai doar conversores digitais aos beneficiados pelo programa Bolsa Família. Por outro lado, é bem provável que agora comece a corrida atrás das TVs digitais, e todos sabem que grande procura = aumento de preços.

Sobre o 4G, Paulo Bernardo garantiu que as seis cidades que sediarão a Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Rio de Janeiro) receberão a rede até o prazo limite, 30 de abril próximo, mas tem uma pegadinha aí, já que o ministro disse:

“Nós não temos dúvida de que o prazo vai ser cumprido, talvez não com a cobertura total.”

Não duvidaria se essa cobertura parcial se resumisse apenas aos estádios, é mais fácil para instalar dado o prazo apertado, sabe como é... 😉

Fonte: G1.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários