Meio Bit » Arquivo » Internet » Zuckerberg revela o Facebook Phone, ou melhor, Home

Zuckerberg revela o Facebook Phone, ou melhor, Home

Em coletiva realizada hoje, Mark Zuckerberk revela o Facebook Home, interface que modifica profundamente o sistema Android.

11 anos atrás

home-001

Na coletiva realizada hoje, havia a possibilidade de que Mark Zuckerberg anunciaria um novo ecossistema para concorrer com iOS, Android e Windows Phone (BlackBerry quem?), mas na verdade a iniciativa era muito mais ousada. Zuck começou dizendo:

"Hoje nós finalmente vamos falar sobre o Facebook Phone. Ou, mais precisamente, nós vamos falar sobre como você poderá transformar seu aparelho Android... em um grande 'social phone'".

Com isso ele revelou o Facebook Home, um aplicativo que altera profundamente a experiência do Android, no que Zuck chamou de "a melhor versão do Facebook que existe".

Junto com o app, o Facebook revelou um programa de desenvolvimento com empresas para que novos aparelhos já venham com o Home de fábrica, e o primeiro aparelho beneficiado será o HTC First.

Na minha opinião é uma aposta arriscada. O Android já é extremamente personalizado de uma marca de smartphone para outra. Dependendo da forma como ele interage com o SO ele será mais uma camada à qual o fabricante terá que se adaptar, mas não deixa de ser interessante. Por outro lado eles não vão vão tecnicamente fabricar um aparelho, mas fecharam uma parceria para dar uma cara ao projeto.

Vamos dar uma olhada nas features do Facebook Home:

Cover Feed

home-004

A Cover Feed é a tela inicial do Home. Ela funciona como lock screen do aparelho, além de exibir notificações e o principal: sua timeline do Facebook. Através dela será possível interagir com seus amigos, bastando deslizar a tela para os lados. O acesso a aplicativos permanece de forma bem similar ao Android, sem muitas novidades.

Messenger

home-002

O Messenger não mostrou muitas novidades. A única coisa que merece menção é o fato de que o aplicativo é integrado ao Messenger do Facebook e a função chat heads, em que a foto do contato "salta" na tela ao chegar uma nova mensagem.

Disponibilidade

O Facebook Home estará disponível na Google Play a partir da próxima sexta-feira, 12 de abril. A princípio apenas cinco aparelhos serão compatíveis: Galaxy S3, Galaxy S4, Galaxy Note 2, HTC One e HTC One X. Zuckerberg prometeu que mais aparelhos estarão disponíveis em breve bem como novas melhorias serão implementadas com o passar do tempo.

home-005

Já o HTC First, o primeiro aparelho com o Home de forma nativa, também estará disponível a partir de 12 de abril. Ele terá conectividade 4G e será vendido com plano pela AT&T por 99 dólares, através deste link (que não está funcionando ainda).

O TechCrunch já postou um hands-on do aparelhinho. Vejam o vídeo e em seguida o trailer oficial do Facebook Home.

Fonte: TC.

relacionados


Comentários