Meio Bit » Arquivo » Hardware » O quanto você realmente utiliza de seus gadgets?

O quanto você realmente utiliza de seus gadgets?

17 anos atrás

meiobit-shuttlecockpit.jpg

Pesquisando dados para este texto, fui obrigado a pegar meu celular e confirmar, pois não conseguia sequer lembrar se ele tinha rádio FM ou não.

Tem. Usei uma vez para experimentar, quando comprei o aparelho. Há um instant messenger esquisito que nunca abri, um cliente pro Lifeblog da Nokia e vários outros que nunca uso. Minha câmera digital tem recursos para edição de vídeos, redimensionamento de imagens, anotações de voz para cada foto, configurações especiais para vários tipos de fotografias, etc, etc.

O MacBook vem com uma câmera e um microfone, que também nunca uso. Meu antigo PDA o Dell x51v nunca foi usado em mais de 40% de sua capacidade. Já o iPod uso tudo. Desde a parte de podcasts até os alarmes, todos e contatos sincronizados com o Outlook. Meu antigo Palm, o T3 era usado completo também. Não tinha recurso nenhum sobrando.

Noto que é um comportamento comum. Mesmo equipamentos com poucos recursos são em geral subutilizados. É raro a dupla usuário/equipamento ser realmente otimizada. Se meu N80 viesse sem a câmera frontal e o receptor de FM, poderia custar menos uns US$50? Se fosse, eu iria preferir assim. Mas acabamos pagando por recursos que não utilizamos. MESMO quando são gratuitos. Basta ver o diretório /Windows ou o diretório de /bin na maioria das distros Linux. É MUITA, MUITA coisa que não usamos, nem sabemos que existe.

Será que a lição da Apple não deveria ser aprendida? Gadgets com menos recursos, fazendo menos coisa mas fazendo bem? Se uma câmera digital tem um modo automático confiável E um modo totalmente manual excelente, qual a lógica de colocar uns 15 modos intermediários? Quanto não se comeu de recursos internos para isso? Uma impressora precisa mesmo de uma tela de cristal líquido para previews?

Qual o percentual de usos de seus gadgets que você efetivamente usa? Já parou para pensar? Pode se surpreender.

relacionados


Comentários