Insetos robôs gigantes — Esses cientistas REALMENTE querem matar todos nós

bioniloura

Voar, se você não for kryptoniano ou se o seu botijão de gás não explodir, é complicado. O custo de energia é muito alto, quem voa come o tempo todo. Mesmo assim é um meio de transporte muito prático, se você não despachar bagagem, e ideal para espionagem, inteligência, monitoramento e resgates.

Por anos a ficção científica sonha com micro-robôs insetóides voando em enxames, trabalhando em conjunto, mas é complicado chegar a um design ideal. A Natureza mesmo demorou muito e quando fechou o modelo, não mexeu nele nos últimos cem milhões de anos.

A Festo é uma multinacional alemã na área de automação fundada em 1925, que movimenta 2,1 bilhões de euros anualmente, com filiais em 59 países. Agora estão se dedicando a sistemas robóticos, e o BioniCóptero é um deles.

Baseado em uma libélula, parece mais algo saído do Jurassic Park de Cybertron. São 44 cm de comprimento, 63 cm de envergadura, 175 g de peso, múltiplos sensores inerciais e asas de fibra de carbono.

O bicho, controlado por um ARM é capaz de parar no ar, voar para qualquer direção, achar Sarah Connor e ainda ser controlado via Wi-Fi por um smartphone. Miniaturize esse negócio e você terá um espião que pousará na janela do banheiro da Scarlett Johansson e ela NUNCA perceberá. Ou do Kim Jong-Un. Isso, Kim Jong-Un, claro.

Veja o BioniCóptero em ação. Confesso que achei inicialmente que era CGI.

Fonte: CMF.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • lordtux

    Disfarce isso de barata e coloque uma cauda de escorpião e espalhe no terror nas multidões ou no seu vizinho chato.

  • Carlos Eduardo

    primeiro de abril !

    • É difícil de acreditar, mas ainda é 31 de março. 😉

      • Acredite, tenho lido pegadinhas de 1º de abril desde ontem.

        • Carlos Eduardo

          Desde sexta feira já vem saindo diversas piadinhas 🙂 é bom ficar atento.

  • Alvaro Carneiro

    Muito bonitinho de ver o bicho voando batendo asas – mas não creio que seja algo eficiente: faz barulho (o video bota uma musica para disfarçar isso) e gasta muita energia para bater as asas.

    Um equipamento menor, um quadcopter qualquer é mais silencioso, estável, manobrável do que isso – e gasta menos energia (maior autonomia).

    E isso já existe a alguns anos em um brinquedo que faz exatamente a mesma coisa, só que com um controle remoto manual.

    A tecnologia embarcada nisso aí também pode ser posta em um quadcóptero e pronto.

    • Edmilson_Junior

      Se eu ver um quadcoptero o reconhecerei e posso ficar alerta, mas um inseto é mais simples de ignorar, claro se for inseto nativo dali.

    • o 14bis também não era eficiente e era praticamente inútil

  • Treco desengonçado da porra.

  • Carlos Magno GA

    Vendo esse inseto voar eu entendi por que tem tantos vídeos de robôs voando nesse prédio: ele um lugar grande porém fechado, sem chuva, vento ou correntes de ar.

  • Well Dias

    A Festo está para a robótica assim como a Apple esteve para informática pessoal. Todos os projetos robóticos desta empresa são elegantes e criativos. É uma das empresas que eu mais adimiro.

  • Por que alguém faria um inseto robô e esqueceria das patas?

  • RedVivo

    “A Natureza mesmo demorou muito e quando fechou o modelo, não mexeu nele nos últimos cem milhões de anos. ”

    Essa natureza, esse acaso é mesmo inteligente demais. Impressionante. Logo que se vê que é um pensamento lógico.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia