Linux Embarcado 101: de olho no céu

skysearch.pngDepois da série sobre Sistemas Operacionais para dispositivos embarcados e dos artigos “Embarcando o Linux“, muita gente me escreveu, com a mesma dúvida: como começar?

Geralmente, quem se interessa mesmo pelo assunto, tem bom conhecimento de programação em computadores e quer um “hobby”. Por isso mesmo, não quer gastar com “kits” de desenvolvimento que podem chegar a US$ 6 mil.

Pois bem, dá pra começar sem colocar a mão no bolso, sim. É claro que ter uma placa de desenvolvimento é o ideal, mas para “sentir o gosto”, você pode baixar o Skyeye. Ele é um projeto livre, que emula várias arquiteturas ARM, além do DSP Blackfin, da Analog Devices. É tão bem feito que, nos chips que têm controlador de vídeo, dá para habilitar uma janela que mostra a parte gráfica. Realmente é um ótimo trabalho.

Infelizmente, a documentação é péssima… você precisará ler muitos emails na lista de desenvolvedores e baixar também o pacote skyeye-testsuite, que já tem versões pré-compiladas do kernel para todas as arquiteturas suportadas, além de exemplos do arquivo de configuração. Só lembrando: o software roda no Linux e no Windows ( com Cygwin ).

Agora você já não tem mais desculpa para não embarcar nessa.

Autor: Marcellus Pereira

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples