Meio Bit » Arquivo » Hardware » SpaceX completa mais uma missão à Estação Espacial Internacional

SpaceX completa mais uma missão à Estação Espacial Internacional

A missão da 2ª cápsula Dragon (SpaceX), em visitar a Estação Espacial Internacional, foi um belo sucesso!

11 anos atrás

dragon

Depois de um lançamento conturbado, onde os engenheiros da SpaceX tiveram que lidar com uma nave em órbita baixa, decaindo rapidamente e só com um dos 4 conjuntos manobradores funcionando, a missão da segunda cápsula Dragon a visitar a Estação Espacial Internacional se tornou um sucesso de livro didático. TUDO funcionou como um relógio, o acoplamento foi redondinho, e depois de duas semanas ela foi enchida de experimentos científicos, lixo e outros materiais, e foi lançada para retornar à Terra.

Todas as manobras foram perfeitas, os propulsores não deram nenhum problema e às 9:35, Horário do Pacífico, caiu com estilo pousou na costa da Califórnia, onde foi recolhida por um navio de apoio e já está a caminho do porto.

As coisas estão indo bem pra SpaceX, inclusive com o desenvolvimento do Falcon Heavy, que quando completo será o foguete mais poderoso desde o Saturno V, capaz de colocar 53 toneladas (o dobro da capacidade do Space Shuttle) em órbita baixa ou 12 toneladas em órbita geoestacionária. Se necessário o Falcon Heavy pode lançar 14 toneladas em órbita de transferência para Marte.

falconheavy

O estágio inicial do Falcon Heavy é composto de nada menos que 27 motores Merlin 1D, empurrando o monstro de 69 metros em direção ao espaço. O Merlin 1D aliás acabou de ser homologado, Um dos testes envolveu a plataforma Grasshopper, um foguete de decolagem (e pouso) vertical propelido por UM motor Merlin 1D.

O gafanhoto não tem nada de pequeno, são 32 metros de comprimento. Veja o teste de vôo, depois repare no manequim do caubói, de 2m de altura. De novo, UM motor. Imagine 27.

relacionados


Comentários