Meio Bit » Arquivo » Mobile » Inclusão digital? Aprendam com os celulares

Inclusão digital? Aprendam com os celulares

17 anos atrás

meiobit-nokia232.jpgQuando comprei meu primeiro celular você só podia adquirir aparelhos de empresas estatais. No Rio de Janeiro era monopólio da TELERJ, uma empresa que chegava a levar 12 anos para instalar uma linha telefônica. Você precisava de uma "carta-convite", do contrário só comprando no mercado paralelo, onde um celular com linha custava pelo menos uns R$2500,00.

Viajei para o Espírito Santo, e lá, visitando uma loja da TELESTE, fui super-bem atendido, escolhi o aparelho (havia no máximo uns 3 modelos) - um Nokia 232 - e - pasmem- até o número eu podia escolher, de uma lista. A vendedora pediu desculpas pois o escritório central estava no meio da festa de fim de ano (isso foi dia 31/12) e assim não poderiam ativar a linha na hora, eu teria que esperar até o dia seguinte.

Usei durante anos aquele aparelho, era vantajoso mesmo pagando o deslocamento.

Quando saiu a privatização das operadoras de telefonia, e abertura do mercado de celular, tinha gente fazendo fila na porta da ATL no dia do lançamento do serviço, não conseguiam entender que agora as leis de Mercado estavam valendo. Não há necessidade de segurar lugar na fila, enquanto houver gente querendo comprar, eles vão querer vender.

Hoje vejo os últimos números, a quantidade de usuários de celulares cresceu 16,6% desde o ano passado, somos 108.5 milhões de usuários. Lembrando-se que nossa pirâmide social é uma vergonha, um grupo de 108.5 em um universo de 180 milhões é um valor muito significativo.

A movimentação que isso gerou na economia, principalmente nas camadas mais desfavorecidas da população é fantástica. Pense em quantos pedreiros, marceneiros, encanadores, diaristas agora podem ser encontrados com facilidade por seus clientes. Compare com o modelo antigo, onde o pessoal tinha que usar o telefone de alguém na base do favor e contar com a boa-vontade para anotar os recados.

Se você não lembra dessa época, nunca ouviu falar de Plano de Expansão, nunca usou um orelhão de ficha nem manteve uma lista de "quais orelhões funcionam" na sua área, acredite. Você é feliz.

relacionados


Comentários