Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft fez de novo: suporte ao Windows Phone 8 (e 7.8) encerrar-se-á em 2014

Microsoft fez de novo: suporte ao Windows Phone 8 (e 7.8) encerrar-se-á em 2014

Microsoft repete a dose: suporte ao Windows Phone 8 e 7.8 será encerrado em 2014.

11 anos atrás

Soup Nazi diz: "NO UPGRADE FOR YOU!"

Parece haver um consenso informal entre as empresas que pós-venda é o mesmo que mandar um “se vira” pro cliente. Tempos atrás a Motorola era a mais odiada, com lançamentos recentes como o Xoom e o Dext tendo updates cancelados sumariamente. O pessoal chiou, a empresa voltou atrás para apenas mudar de ideia de novo, dando um dedo do meio pra todo mundo. Depois a Samsung decidiu que o Galaxy S era “obsoleto demais” para receber o Android 4.0 Ice Cream Sandwich, e o prendeu no 2.3.6 Gingerbread (nota: não estou considerando updates da comunidade, apenas os oficiais).

E a Microsoft entra pro clube: depois de deixar os usuários do Windows Phone 7.5 de fora da atualização para o WP8, entregando a eles apenas o update parcial do 7.8, agora ela agendou o fim do suporte aos sistemas atuais para o próximo ano.

Segundo o calendário de suporte da própria Microsoft, a empresa planeja encerrar o suporte ao WP8 já em julho de 2014, enquanto o suporte ao 7.8 encerrar-se-á em setembro seguinte. Sim, ambos terão apenas 18 meses cobertos por Redmond, onde ela se compromete a entregar atualizações de sistema, inclusive de segurança, que poderão ser controladas pela fabricante ou pela operadora. Está evidente que a linha inteira não será atualizada para um futuro WP9, quando ele vir a existir. Se ainda houver atualizações, elas poderão vir de forma irregular, e podem variar de acordo com o país, região ou capacidade do hardware, segundo a Microsoft.

Entendam: eu acho Windows Phone incrível, mas não dá para entender como um hardware tão recente e poderoso como o Lumia 920 já esteja com os dias contados e o iPhone 3GS, aparelho lançado no longínquo ano de 2009, estando no mercado há incríveis quarenta e cinco meses, ainda receba a “última” versão do iOS.

Por mais que falem que iPhone é celular de playboy me parece que é o contrário: quem paga caro em Androids e Windows Phones é quem tem dinheiro saindo pelo ladrão e não se incomoda de trocar o aparelho toda vez que o suporte morrer. A Apple pode não ser nem um pouco boazinha (spoiler: nenhuma empresa é) mas ela respeita o cliente, ao menos no quesito suporte.

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários