Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Confirmado: Dennis Tito quer mandar humanos até Marte em 2018

Confirmado: Dennis Tito quer mandar humanos até Marte em 2018

Dennis Tito, 1º turista espacial, anunciou oficialmente seus planos de expedição humana à Marte!

11 anos atrás

missionmars

O ricaço Dennis Tito, primeiro Turista Espacial anunciou oficialmente seus planos, tornando a exploração espacial tão audaciosa quanto no tempo dos grandes navegadores. Não os portugueses com suas caravelas high-tech, mas os vikings, que teriam chegado ao continente norte-americano, ou os romanos, que reza a lenda chegaram ao Brasil.

A idéia, exposta em detalhes no Inspiration Mars, é genial e elegante em sua simplicidade. Usando tecnologia existente e matemática (estudem, crianças) lançarão uma nave em uma órbita de trajetória livre, sem propulsão. Dado o alinhamento planetário no momento do lançamento, as peças se encaixarão igual abertura de Game of Thrones e a nave se encontrará com Marte após alguns meses.

Passando 160 km de altitude, ganhará empuxo gravitacional e em uma manobra de estilingue, tão descrita por Arthur Clarke e realizada pela Voyager, será colocada em trajetória de retorno. Os astronautas gastarão 510 dias  em troca serão os primeiros humanos a observar a olho nu detalhes na superfície de outro mundo.

A nave em si nessa fase inicial está sendo pensada como uma cápsula Dragon, da Space X acoplada a uma unidade orbital inflável, como as da Bigellow Aerospace. que já estão em órbita desde 2006, e são tão bons que a NASA vai fazer um puxadinho com um deles.

O custo da viagem está sendo orçado em US$1 bilhão, o que é troco de pinga, a Curiosity custou US$2,5 bilhões e só faz passar o dia inteiro reclamando. Tito irá financiar do próprio bolso os dois primeiros anos do projeto, quando espera ter investidores, além de negociar os direitos de transmissão.

O projeto prevê uma tripulação composta por um casal, casado, acima da idade fértil, assim podem passar por um processo de esterilização voluntária, evitando o problema de uma gravidez no espaço e/ou o efeito colateral primário de exposição a muita radiação no espaço: Filhos esquisitos.

A escolha do casal parte do principio que em teoria duas pessoas que já convivem juntas por muitos anos têm menos chance de se matar, depois de 400 dias em um espaço confinado.

Também será resolvida oficialmente a grande questão que assola a mente de todo adolescente: Sexo no espaço. Diria eu que há grandes chances de estarmos testemunhando os primeiros capítulos do NASA Sutra.

É perigoso? Com certeza, muita coisa pode dar errado, mas referenciando 2001, pro osso virar nave espacial, alguém precisa de curiosidade e coragem para pegar o osso e enfrentar o leopardo.

2001-a-space-odyssey16

relacionados


Comentários