Meio Bit » Arquivo » Hardware » Fujitsu desenvolvendo a bengala 2.0

Fujitsu desenvolvendo a bengala 2.0

Bengala desenvolvida pela Fujitsu, dotada de GPS e conectividade Wi-Fi/Bluetooth, promete guiar direção que o usuário deve tomar para chegar ao destino!

11 anos atrás

bengala

Antigamente velhice não era problema, com expectativa de vida na casa de 40 anos na Idade média, ou 30 nos tempos bíblicos. Mais antigamente ainda, depois que as pessoas ultrapassavam uma certa idade eram atiradas no poço de piche, mas na nossa sociedade careta e politicamente correta de hoje empurrar idosos de despenhadeiros não é mais muito bem-visto.

Com o aumento da expectativa de vida surgiram várias doenças degenerativas “novas”, como Alzheimer, Parkinson, demência e similares. Dependendo do estágio são terríveis não só para o indivíduo como para quem está em volta. Sentir o próprio cérebro se deteriorar é pelo menos tão ruim quanto ver quem você gosta  perdendo contato com a realidade.

Uma das características de idosos nessas condições é que costumam se perder e esquecer coisas simples como caminho de casa. E aí entra a bengala que a Fujistsu está desenvolvendo:

bengalaodomal

Dotada de GPS e conectividade Wi-Fi/Bluetooth, a bengala vai, quando estiver pronta, indicar através de um conjunto de LEDs animados a direção que o usuário deve tomar para chegar ao destino, pré-programado em casa ou no asilo de Springfield, em um computador.

A bengala indicará todas as curvas, apontará o caminho de volta e ainda transmitirá a localização do coroa para o computador-base.

Ela também terá um monitor cardíaco, podendo disparar um alarme se o ritmo do velho batedor cair ou se elevar muito, a níveis perigosos.

O projeto ainda está em fase preliminar, mas tem tudo para se tornar um excelente produto, essencial para todo idoso com esse tipo de necessidade. Só POR FAVOR não use o Mapas da Apple para programar a rota do véio.

Fonte: PL.

relacionados


Comentários