Panasonic solta vídeos de seu tabletão 4k de 20″ focando em profissionais

Na última CES a Panasonic decidiu que também entraria na brincadeira dos mega-tablets, ao anunciar um modelo de 20″. Mas como ela não sabe brincar, o brinquedinho possui tela multitoch (reconhece dedos e caneta) de resolução 4k, 4.840 por 2.560 pixels, 230 ppi, quase Retina Display. Por dentro temos um hardware de respeito: processador Intel Core i5 de 1,8GHz, 16GB de RAM, SSD de 128GB, placa de vídeo GeForce e roda Windows 8 Pro.

Curiosamente, a empresa decidiu pelo formato de tela 15:10, ao invés do 4:3 do iPad ou do 16:9 widescreen. É a proporção de uma folha A3, e parte dessa decisão fica evidente nos três vídeos lançados nesta semana. A intenção da Panasonic é vendê-lo para profissionais em geral, não para o usuário final, aliando a tela de resolução absurda com a facilidade de uso do Windows, afinal, em ambientes corporativos a Microsoft reina (apesar de os vídeos não mostrarem nenhuma aplicação em ambiente x86).

O vídeo acima, voltado para fotógrafos profissionais (oi Gilson!), é até interessante, é legal controlar a câmera à distância, mas eu achei meio exagerado usar um trambolho desses para isso (além de ter um potencial absurdo para acidentes). Se o diferencial é o Windows, o que me impediria de fazer o mesmo com um Lumia, por exemplo?

Os outros dois são voltados para designers e vendedores de carro (por quê tão específico?), e esses eu aceitei melhor por serem casos de uso menos sujeitos à imprevistos.

O produto ainda está em fase de desenvolvimento e não há prazo nem preço definidos.

PS: 2013 e vídeos com resolução de 480p? Esperava mais, Panasonic!

Fonte: AN

Relacionados: , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Editor do MeioBit, membro da equipe #SciCast, técnico freelancer, programador frustrado, Mighty No. 34.185 e em busca do Cubo Cósmico.

Compartilhar
  • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

    Que brinquedo maravilhoso, já estou estocando KY pra quando divulgarem o preço.

  • http://www.facebook.com/pedroleaoc Pedro Leão
  • Zilardo

    Único tabletão que eu compro é o de chocolate. Quando está na promoção.

  • Zilardo

    Agora está confirmado. Tenho dedo-na-tela-fobia. Não consigo ver esses videos. Magina se eu comprasse um trem caro desse se neguinho ia por o dedo.

  • Rodolfo Bendinelli

    Me lembrou desse vídeo review do “iPad 2″(um iMac de 27”):
    http://www.youtube.com/watch?v=ct1_r_61sk8

  • Keaton

    Pequeno… muito pequeno.
    Alias, eu devo ser MUITO chato… mas… o que adianta a Panasonic mostrar um tablet com uma tela de 20″, resolução 4840×2560 e 230 ppi num video de 480p? Sério mesmo Panasonic?

    Nem para ser 720p ou 1080p… :S

  • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves Machado

    Não exatamente a proporção de um A3, mas chega perto (42:29,7 ~= 15:10,6). Por curiosidade, na verdade é a mesma proporção de uma foto comum, em papel, que geralmente possui uma dimensão de 15×10 centímetros (os mesmos 15:10 de “ratio”)