Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Perfect Effects 4 Free

Perfect Effects 4 Free

11 anos atrás

Vocês conhecem a onOne Software? Bem, se você gosta de fotografia digital deveria conhecer. A empresa é uma das lideres mundiais em produzir presets geradores de efeitos artísticos para o Photoshop e Lightroom, embora vários de seus programas possam funcionar sozinhos. O bacana da empresa é que eles possuem uma categoria de produtos que são distribuídos de graça. Existe um site muito bacana de templates e texturas e temos o Perfect Effects Free, que é uma versão mais simples e gratuita do programa que é vendido pelo site. Agora o aplicativo chega a sua quarta versão que já está disponível para download no site da empresa. O programa promete para o usuário mais de 70 efeitos para melhorar e estilizar as imagens do fotógrafo. Você pode utilizar a biblioteca de efeitos para aplicar rapidamente uma configuração, mesclar diversos efeitos diferentes e decidir a intensidade de cada um, aplicar um efeito em apenas uma parte da imagem ou utilizar um pincel artístico para pincelar a sua foto com o efeito escolhido.

Para ter acesso ao aplicativo é só ir até a página da onOne Software e clicar em download. É necessário preencher um cadastro básico fornecendo nome, país de origem e e-mail. Logo depois um e-mail é encaminhado para você com as opções de download (Windows ou OS X). A versão Mac possui 264MB enquanto a Windows tem 288MB. A instalação é tranquila e ele cria no desktop um link para iniciar o programa, cujo ícone tem a forma de um seletor de modos de uma câmera fotográfica (muito legal). Assim que a instalação termina você é convidado a assistir um pequeno vídeo de introdução que vai guiar o usuário pelos primeiros passos. Coisa simples que vale a pena dar uma olhada.

A interface gráfica do Perfect Effects 4 Free é muito parecida com a do Lightroom. Ela é dividida em três áreas. A primeira é onde você vai localizar a pasta das fotos que você quer editar. Ao clicar na foto ela é colocada no centro do programa. Observando a parte superior direita do programa notamos dois menus. Um indica a palavra Home, que é onde estamos e podemos efetuar trabalhos de edição básica como níveis, recortar, alinhar e usar o pincel para alguns efeitos. No outro botão está escrito Effects, que é onde você vai poder aplicar um dos 70 efeitos que o programa pode lhe oferecer. Na terceira coluna do programa temos a presença dos layers (cada efeito aplicado é colocado em um) e uma pré-visualização de como a coisa está ficando. As imagens devem ser abertas uma de cada vez. Para passar para a próxima imagem é necessário salvar as alterações e fechar a foto.

 

perfect effects 4 free

Entrando na aba de efeitos encontramos todos eles listados ou divididos por subcategorias (Black and White, Contrast, HDR, Movie Looks, Testures, True Film, etc) e cada um deles mostra uma quantidade interessante de efeitos que podem ser aplicadas às suas fotos. Infelizmente o programa não reconhece arquivos RAW, apenas as fotos em JPEG. Porém, na hora de exportar a imagem, como foram aplicadas camadas de efeito, é possível salvar em PSD ou JPEG.

perfecc effets 4free-

Em minha opinião o aplicativo é bem básico, porém com uma boa qualidade de processamento e um produto final que pode sim ser utilizado para fins artísticos, se você está começando na fotografia e não domina muito bem aplicativos mais poderosos como o Photoshop. Lembrando que a própria onOne Software possui aplicativos pagos muito mais elaborados. Mas, por ser de graça já está muito bom.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários