Estabilizando imagens de uma “bola” de “futebol”

Eu sei, aquele negócio não é uma bola e o esporte que os americanos jogam não é futebol, mas não impediu Kris Kitani, pós-doutorado da Universidade Carnegie Mellon de desenvolver algoritmos para estabilizar imagens capturadas de uma câmera presa á bola e jogada para o alto.

Imagina-se vários meios complexos, incluindo mapeamento 3D da movimentação, mas a técnica é muito mais “simples”: O software identifica a parte da imagem que é chão, ignora a que é céu, e monta o filme só com os frames da região, aí algoritmos mais comuns de estabilização entram em ação, e o resto é festa.

O criador da técnica imagina usar a tecnologia para colocar câmeras em bolas e permitir um novo ângulo para os espectadores, mas isso é uma falta de imaginação espetacular.

Imagine uma bola de futebol com uma câmera dessas dentro, transmitindo sem-fio, sendo chutada para dentro de um prédio ou esconderijo inimigo.

Sim, provavelmente teremos um crossover entre FIFA Soccer e Modern Warfare.

Fonte: PP.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Hollander

    “Imagine uma bola de futebol com uma câmera dessas dentro, transmitindo
    sem-fio, sendo chutada para dentro de um prédio ou esconderijo inimigo.”

    O DARPA apóia esta ideia.

  • Edmilson_Junior

    É interessante mas ainda prefiro uma que vi em um vídeo relacionado. Gostei da ideia de mapear o ambiente inteiramente apenas jogando uma bola para cima uma vez.
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sPCAjezgbJ4
    Uma junção das duas e os dados sendo enviados wifi em tempo real e o jogo/fotos publicitárias vão se tornar bem mais interessantes.

  • Brian Carvalho

    “crossover entre FIFA Soccer e Modern Warfare.”

    nada mais a declarar…. RI ALTO! aueuhahuehuae

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia