Estabilizando imagens de uma “bola” de “futebol”

Eu sei, aquele negócio não é uma bola e o esporte que os americanos jogam não é futebol, mas não impediu Kris Kitani, pós-doutorado da Universidade Carnegie Mellon de desenvolver algoritmos para estabilizar imagens capturadas de uma câmera presa á bola e jogada para o alto.

Imagina-se vários meios complexos, incluindo mapeamento 3D da movimentação, mas a técnica é muito mais “simples”: O software identifica a parte da imagem que é chão, ignora a que é céu, e monta o filme só com os frames da região, aí algoritmos mais comuns de estabilização entram em ação, e o resto é festa.

O criador da técnica imagina usar a tecnologia para colocar câmeras em bolas e permitir um novo ângulo para os espectadores, mas isso é uma falta de imaginação espetacular.

Imagine uma bola de futebol com uma câmera dessas dentro, transmitindo sem-fio, sendo chutada para dentro de um prédio ou esconderijo inimigo.

Sim, provavelmente teremos um crossover entre FIFA Soccer e Modern Warfare.

Fonte: PP.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples