Meio Bit » Arquivo » Games » Sony anuncia PlayStation 4 (e decepciona muita gente)

Sony anuncia PlayStation 4 (e decepciona muita gente)

Sony oficializa seu novo console, mas não divulga preço ou imagens do aparelho.

11 anos atrás

Acabou o mistério pessoal, quer dizer, pelo menos parte dele.  Em uma apresentação que durou duas horas a Sony confirmou ao mundo que o seu próximo console se chamará PlayStation 4, mas apesar da empresa ter aproveitado a ocasião para falar sobre vários aspectos do aparelho, logo após o termino da transmissão as redes sociais ferveram com reclamações.

O motivo para tanta indignação foi que as pessoas que participaram do evento falaram, falaram e falaram mais um pouco, mas acabaram não revelando o preço que será cobrado pelo aparelho, apresentaram poucos jogos rodando em tempo real e muito menos mostraram o console, provavelmente guardando essas informações para a E3, que acontecerá em junho. Ao menos o presidente da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida afirmou posteriormente que o PS4 rodará jogos usados, mas vamos falar sobre o que foi revelado durante a conferência.

Como o controle é uma das principais características de um videogame, a Sony começou sua apresentação falando do DualShock 4 e como pode ser visto na imagem abaixo, ele trará mesmo as novidades que apareceram num protótipo vazado há alguns dias, a começar pelo touchpad que ocupará boa parte do acessório e promete trazer novas maneiras de interagirmos com os jogos, além de entrada para microfones.

Entre as modificações do controle teremos alavancas analógicas com a parte de cima convexa, assemelhando-se às do joystick do Xbox 360 e a saída dos botões Start e Select, cujas funções agora serão combinadas pelo novo Options, mas não foram dados detalhes sobre como isso funcionará.

Outra novidade do DualShock 4 será uma barra de LED localizada na parte da frente e que servirá, por exemplo, para identificar a cor do personagem que estamos controlando. Imagine um jogo de futebol, onde um jogador controla os atletas com uma setinha azul sobre a cabeça e o outro aqueles com uma seta vermelha, quando isso acontecer, a luz do controle acenderá na cor correspondente e a Sony confirmou também que o console virá com uma câmera que captará a posição do joystick usando esse LED como referência.

Por fim, teremos o botão Share, que como o próprio nome sugere, servirá para compartilharmos informações com outros jogadores, como transmitir em tempo real aquilo que estamos jogando em sites como o Ustream e a fabricante citou como exemplo a maneira como a novidade poderá servir para pedirmos ajuda quando estivermos travados em um jogo.

dori_ps4_21.02.13

dori_ps4_21.02.13-2 dori_ps4_21.02.13-4 dori_ps4_21.02.13-3

Chegava então o momento deles falarem sobre as especificações técnicas do PlayStation 4 e a fabricante confirmou que ele terá um chip central com arquitetura X86 e oito núcleos, mas infelizmente pouco foi dito sobre a sua placa de vídeo, que especula-se, será equivalente a uma Radeon 7970. Outro aspecto que chama a atenção é o fato do console vir com 8GB de RAM, o que deverá servir para agradar os desenvolvedores por um bom tempo.

A Sony falou também sobre um chip que o videogame terá e que ficará responsável por gerenciar os downloads e uploads, além de tornar possível desligar e religar o aparelho com extrema velocidade. Assim seremos capazes de voltar ao ponto em que paramos apenas com o apertar de um botão e ao contrário do que acontece no PlayStation 3, agora será possível jogar um game enquanto atualziamos outro, ou mesmo testar uma demo enquanto ela ainda é baixada, mas é aí que entra um problema do PS4.

Acontece que a a Sony está baseando muitas de suas funções na nuvem, como a possibilidade de assistirmos o que nossos amigos estão jogando ou a retrocompatibilidade com os consoles anteriores sendo feita por streaming e como são poucas as chances de termos servidores da empresa no Brasil para nos garantir um bom acesso a esse tipo de serviço, infelizmente acho que ficaremos de fora de muitas das melhores funções do PlayStation 4.

Também foi dito que poderemos utilizar nossos tablets, smartphones ou PlayStation Vita para jogar games que tenhamos no PS4 mesmo sem estar com a televisão ligada, algo muito parecido com o proposto pelo Wii U e a empresa ainda anunciou um aplicativo para Android e iPhone que os transformará em segundas telas, servindo para mostrar mapas e/ou outras informações úteis dos jogos, tal qual o SmartGlass. Sem dúvida algo legal, mas faz tanto tempo que ouço essa promessa de integração console-portáteis que deixei de acreditar nelas se tornarem há anos.

Mas e sobre os games? Bom, isso deixarei para comentar num próximo post, que será publicado dentro de minutos, então podem aproveitar os comentários aí em baixo para dizerem o que acharam, ok?

relacionados


Comentários