A Partícula de Ai Meu Deus!

Em 1991 a Universidade de Utah estava testando no deserto um detector de Raios Cósmicos, quando algo que não deveria existir jogou todos os indicadores para fundo de escala. O fenômeno passou a ser conhecido como a Oh My God! Particle, uma brincadeira com o Bóson de Higgs, popularmente God’s Particle.

A diferença é que a OMGP não deveria existir. Os sensores indicaram que era muito provavelmente um Próton, mas com uma energia de 300 exa-elétrons-volt, 3 × 1020 eV ou 50 J. Isso mesmo, joules.

A energia cinética desse ÚNICO PRÓTON era equivalente a uma bola de baseball viajando a 100 km/h. Se você estivesse no caminho tomaria uma porrada de respeito de UMA partícula subatômica.

A OMGP estava viajando a 0,9999999999999999999999951 c; 1,5 femtômetros por segundo abaixo da velocidade da luz. Os efeitos de aumento de massa e dilatação temporal que ela enfrentava deviam ser incríveis.

Até hoje só foram observadas umas 15 partículas semelhantes, mas nenhuma tão rápida ou energética. a OMGP estava ordens de magnitude acima de tudo que o LHC pode produzir.

Há várias hipóteses para a origem desses raios cósmicos ultra-energéticos. Vão de núcleos galácticos a buracos negros gigantes girando em velocidades espantosas, chegando a hipernovas, uma espécie de supernova com orçamento de filme americano.

Uma candidata a Hipernova é Eta Carinae, uma estrela dupla composta de uma variável azul com 150 massas solares e uma supergigante de 30 massas solares. As estrelas estão pulsando, talvez explodindo e virarão uma hipernova em breve (em termos astronômicos). As explosões preliminares já criaram uma nebulosa, que hoje emite uma luminosidade equivalente a 5 milhões de vezes a do Sol.

EtaCarinae

Quando esse bicho explodir poderemos medir se há realmente um aumento de partículas como a Ai Meu Deus, e aprenderemos mais sobre suas origens. Infelizmente uma explosão iminente em termos astronômicos significa qualquer coisa entre hoje e um milhão de anos.

Fonte: xkcd.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Edmilson_Junior

    Eu já não sou fã de luz solar imagina disso ai.

  • Fonte XKCD??!!

    • qgustavor

      E nem colocaram o permalink! Enfim, ótimas tirinhas.

    • O autor, Randall Munroe, é graduado em física e já trabalhou como roboticista na Nasa.

  • Partícula do ai, ai se eu te pego

  • Imagina uma saraivada destas partículas sendo ejetadas em algum ponto do universo e vindo aqui pra Terra? Imagina um monte de gente andando tranquilamente na rua e… DE REPENTE… um monte de gente indo a nocaute! huahuahuahu!

    Fantástico saber que algo micromicromicroscópico é capaz de reter tanta energia assim!

    • Sérgio Luiz Santanna

      Sabe como é um forno de microondas? Se a Eta Carinae resolver lançar um jato de raios gama em nossa direção, só metade da população sobreviverá para contar a história…

  • Sei que é chato isso mas algo que tem como fonte o xkcd não sei se é real ou eles estão usando a fisica como piada.

    Só para ter certeza: ISSO é REAL OU é ZOEIRA???
    (se for zoeira, PLEASE usem uma tag com o termo “piada”)

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples