Denúncia: Galaxy Nexus vulnerável a ataque de supervilão de 3o escalão

icetoseeyou

O ataque em si é sério e real, mas as chances de você ser vítima são muito, muito pequenas.

É uma forma de acessar o conteúdo da memória do aparelho, mesmo protegido por senha e com o disco encriptado, e a técnica em si é o mais interessante: Usa FRIO. O conceito é que RAM é sensível a calor. Uma memória quente quando desligada perde os dados gravados mais rápido do que uma memória fria.

Os estudos indicaram que a uma temperatura de 30 graus Celsius um celular desligado tem sua memória apagada em algo entre 1 e 2 segundos, mas se você a resfria a uma temperatura de 5 graus, a mesma memória leva até 6 segundos para desaparecer.

Na técnica apresentada os pesquisadores da Erlangen da Alemanha conseguiram congelar um Galaxy Nexus, remover a bateria, comandar um fastboot segurando power e volume, e então baixar via USB o conteúdo da RAM do aparelho, com os dados da sessão anterior.

Como ninguém quase nunca desliga o telefone, há muita informação sigilosa e estratégica em posições de memória espalhadas, todas elas capturadas durante o processo.

Isso significa que seu Galaxy Nexus está vulnerável e você deve trocar de celular imediatamente? Qualé, você não é tão importante assim, e se fosse era mais simples colocar seu bilau num cortador de charuto e pedir educadamente o código de desbloqueio do celular.

Fonte: GP

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Tenho certeza que os finlandeses, noruegueses e groenlandeses estão considerando essa “falha” com um pouco mais de seriedade.

  • E eu aqui pensando que a notícia era algo mais grave, como a falha no ios para desbloquear o aparelho sem a senha.
    Saudades de quando este era um blog de astronomia. não, pera aí…

  • Edmilson_Junior

    Não pretendo congelar meu Android nem deixar que o façam, estou seguro.

    • Congelar o android… ta manjando bem hein.

      • Edmilson_Junior

        Qual foi o erro? resfriar – congelar, nada demais.

  • Deve haver alguma solução para isso que um Bat-Cartão de Crédito possa pagar.

  • Nossa, gelei agora

  • Keaton

    Essa não era a mesma técnica usada para recuperar dados da memória RAM de computador? Digo… o povo vem congelando memória tem vários anos.

  • Prova de conceito, apenas. Porque para fazer isso na prática, é digno de cena de um Missão Impossível ou 007 da vida 😀

  • Felipe Lima ®

    já era a minha viagem para groenlândia

  • Isto, apesar de crer, ter ficado implicito no que disse, não é exclusivo do Nexus. É de todos os circuitos de estado solido. Com o aumento da temperatura você aumenta a fuga nas juncões e consequentemente descarrega nós de alta impedância mais rapidamente.
    A mesma coisa acontecerá com seu iPhone.

  • Título sedutor para uma notícia idiota.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja