Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Olympus vai continuar produzindo DSLRs

Olympus vai continuar produzindo DSLRs

11 anos atrás

Acho que todo mundo que acompanha as notícias do mundo da fotografia se lembra do rolo que a Olympus se envolveu no ano passado. Resumidamente, Michael Woodford, logo depois de ser demitido do cargo de Presidente da Empresa, jogou um monte de melequinha no ventilador, o que levou a uma investigação da companhia. O rebuliço todo fez com que a Olympus admitisse que passou mais de 20 anos fazendo manobras contábeis para esconder sucessivos prejuízos. O que se apurou depois é que o montante não divulgado de prejuízos chegou a 1,6 bilhões de dólares, o que não é pouca grana, mesmo falando de uma gigante da tecnologia. A coisa foi tão feia que teve até acusação de envolvimento com a máfia japonesa, a Yakusa, o que acabou se provando ser apenas um boato maldoso.

E falando em boatos, outro acabou correndo pela internet nessa semana. A bomba é que a Olympus estaria encerrando a produção de câmeras reflex e se focando apenas na linha micro-quatro-terços. Isso sim seria um grande pecado para com a humanidade. Embora os equipamentos reflex da Olympus sejam raros de se achar no Brasil, não podemos negar a imensa qualidade dessas câmeras, tanto que por vários anos elas foram utilizadas pela National Geographic para as reportagens internas da revista. O único problema dos equipamentos é a rede de distribuição inexistente no Brasil e dificuldade de encontrar uma assistência técnica decente (Pentax também se encaixa nessa observação).

E o boato tomou proporções tão elevadas que a Olympus liberou um comunicado oficial de que não está encerrando sua produção de câmeras reflex. O boato surgiu depois que a empresa anunciou que estava fazendo uma reestruturação empresarial intensa em seu setor de imagem além das reduções já em curso. Isso faz parte de um planejamento a curto prazo para tentar colocar as finanças da empresa em dia. Já foi anunciado que a empresa vai perder neste ano em torno de 170 milhões de dólares, o que seria o dobro do que estava previsto anteriormente. Situação muito complicada.

olympus-e-30-60

 

relacionados


Comentários