Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Meteoro ESPETACULAR atinge cidade russa causando danos

Meteoro ESPETACULAR atinge cidade russa causando danos

BREAKING NEWS: Um meteoro deixou uma enorme trilha de condensação e provavelmente explodiu sobre a cidade de Chelyabinsk, Rússia.

11 anos atrás

meteorite-crash-in-russia-sparks-ufo-fears-urals-february-15-2013

Em um caso divertido de coincidência cósmica, 12 horas antes do Asteróide 2012 DA14 fazer sua aproximação um meteoroide de tamanho considerável entrou na atmosfera terrestre, transformando-se em um meteoro e, após deixar uma enorme trilha de condensação, provavelmente explodiu sobre a cidade de Chelyabinsk, perto dos Montes Urais, na fronteira entre a Europa e a Ásia.

Normalmente vídeos de meteoros espetaculares são falsos, mas dessa vez MUITA gente filmou ao mesmo tempo, em ângulos e locais diferentes. Mais ainda: Há testemunhas e fotos dos danos:

danos

Veja alguns dos vídeos:

Neste aqui, aos 20s escuta-se a onda de choque:

Phil Plait, astrônomo, blogueiro, escritor e uma das 3 pessoas que já fizeram Ciência no Discovery Channel descartou qualquer associação com o asteroide 2012 DA14, que além de estar a 12 horas de distância da Terra, virá em uma órbita Norte-Sul, enquanto o meteoro russo veio em uma Leste-Oeste.

Ele também avalia que o meteoro explodiu ao atingir as regiões mais densas da atmosfera, todos os danos sendo causados pela onda de choque. Provavelmente serão achados meteoritos, mas nada resultante de um impacto direto.

Locais informam que janelas foram quebradas e prédios estão sendo evacuados.

janeladomal

Os vídeos estão começando a aparecer, e um está melhor que o outro, mas todos lembram que mais uma vez demos muita, muita sorte. Um evento semelhante, durante a Guerra Fria, poderia ter precipitado o Fim do Mundo. Um ângulo alguns segundos mais inclinado alguns milhões de km atrás, e a combinação velocidade/inclinação faria a pedra atingir o solo, com toda a energia cinética intacta.

A lição, como disse Neil DeGrasse Tyson, é que meteoros são uma forma da Natureza perguntar “e aí, como vai seu programa espacial?”. A resposta não é nada agradável, pois mesmo que esse ou qualquer outro asteroide fosse detectado, hoje não há NADA que possamos fazer.

ATUALIZAÇÃO: continuem acompanhando, ao vivo, mais vídeos e novas informações sobre o meteoro em Chelyabinsk.

relacionados


Comentários