Meio Bit » Arquivo » Hardware » Darpa pesquisa Mulberry 2.0

Darpa pesquisa Mulberry 2.0

Babe pela Tactically Expandable Maritime Platform, tecnologia que permite que containers-robôs possam se organizar no formato de ilhas, portos ou pistas de pouso.

11 anos atrás

Durante a invasão do Dia D as tropas aliadas chegaram em mais de 5000 navios, mas isso foi apenas a cabeça de ponte. Todos os portos franceses estavam sob controle alemão, então todo o desembarque de suprimentos de todas as tropas lutando na nova frente deveria ser feito pela Normandia.

Como não havia nenhum porto por lá, os aliados desenvolveram um conceito tão ousado que em qualquer outro momento seria descartado como fantasioso: O Porto Mulberry. Composto de estruturas gigantescas de concreto, ocas e flutuantes, que eram posicionadas na costa francesa, afundadas e serviam de alicerce para a infraestrutura portuária. Funcionou tão bem que hoje não estamos falando alemão.

Agora a DARPA, aquela agência de pesquisas avançadas do Pentágono que inventou da Bomba Gay á Internet está pesquisando algo que faria os portos Mullberry parecerem coisa de 60 anos atrás: Robôs.

O nome do programa é super-cool: TACTICALLY EXPANDABLE MARITIME PLATFORM. O objetivo é usar tecnologia de enxames para soltar robôs flutuantes, tipo containers em uma área e eles sozinhos se configurarem no formato de ilhas, portos ou pistas de pouso.

Dado o que já vimos quadcópteros fazendo, me parece algo BEM viável, e um negócio do tamanho de um container tem espaço de sobra para poder de computação, sensores, cãmeras e similares.

Esse tipo de tecnologia mudaria profundamente a estratégia de defesa de uma nação costeira, portos deixariam de ser os únicos alvos estratégicos, seria preciso defender toda e qualquer praia acessível, o que é, pra qualquer país maior que Niterói, inviável.

Aqui um vídeo dos protótipos sendo testados.

 

Fonte: IE3

relacionados


Comentários