Meio Bit » Arquivo » Hardware » Outro dia, outra tecnologia de Star Trek: Tricorder médico identifica lesões cerebrais

Outro dia, outra tecnologia de Star Trek: Tricorder médico identifica lesões cerebrais

11 anos atrás

vlcsnap-00001

Traumatismos cranianos matam um monte de gente todos os anos. Os piores são aquelas pancadas que achamos que não deu nada, nem sangram mas causaram um hematoma que está crescendo malignamente. Algumas horas depois, cataploft. você já era.

Diagnosticar esses sangramentos em fase inicial é muito difícil, ainda mais se você estiver em campo. Num hospital, com um bom neuro, equipamento e plano de saúde em dia na dúvida o cara manda fazer uma tomo, um MRI e um exame de próstata, mas só porque você foi abusado.

Já num hospital de campanha, próximo a uma linha de frente no Afeganistão, não há esses luxos. Nem em postos de saúde, UPAs e 90% das unidades médicas no Brasil, por exemplo.

Aí que entra o Infrascanner 2000. Aprovado pela FDA para uso comercial, é um equipamento dedicado que emite lasers infravermelhos através do couro cabeludo, do crânio, das meninges e chega na superfície do cérebro (deve dar um calorzinho). Um sensor lê a luz refletida e algoritmos provavelmente lindos identificam se há fluxo sanguíneo correto ou acúmulo de sangue em um hematoma.

O equipamento, produzido pela MedLogic, usa 4 pilhas pequenas e/ou uma bateria própria, assim as chances de ficar sem energia são menores. na tela de LCD há até a indicação de onde posicionar os sensores, permitindo que gente com menos treinamento consiga fazer uma sondagem preliminar. Não há informação de preço, mas vale cada centavo.

Aqui um vídeo promocional:

Fonte: GM

relacionados


Comentários