Meio Bit » Arquivo » Games » Sem poder revender seus jogos, alemães processam Valve

Sem poder revender seus jogos, alemães processam Valve

11 anos atrás

dori_ste_04.02.13

A revenda de jogos usados nos consoles é algo que nesta geração virou motivo de discussões e há inclusive a possibilidade de que os sucessores do Xbox 360 e Playstation 3 não rodarem títulos de segunda mão. Já no PC essa prática na maioria das vezes nem é cogitada pelos usuários, mas ainda assim há quem queira ter o direito de poder revender seus games e na Alemanha um grupo entrou com uma ação contra a Valve por causa disso.

De acordo com Carola Elbrecht, gerente de projeto da Federação das Associações de Consumidores Alemães (VZVB), os usuários do Steam deveriam poder vender seus jogos adquiridos no serviço, “assim como acontece com os jogos de tabuleiros” e a entidade não gostou de saber que os games – digitais ou físicos que usem o Steamworks - ficam vinculados a uma conta, o que consequentemente impede que sejam passados adiantes. Para ela, “se pagamos um preço cheio por um jogo, então porque não podemos fazer o que quisermos com ele?

Esta não é a primeira vez que o grupo toma tal atitude e em janeiro de 2010 a Corte Federal Alemã acabou arquivando o caso, alegando que proibição de revenda imposta pela Valve não fere as leis locais. No entanto, em julho do ano passado a Corte de Justiça da União Europeia decretou que a prática é ilegal e a VZVB estaria se escorando nisso para obter sucesso.

A Valve por sua vez declarou através do seu vice-presidente de marketing, Doug Lombardi, que até o momento eles não foram notificados e que embora entenda as reclamações, mencionou que anteriormente a justiça foi favorável a eles e que por isso continuarão expandido os serviços oferecidos pelo Steam aos jogadores da Alemanha e de todo o planeta.

Pensando sobre o assunto acho que eu não venderia meus jogos adquiridos no Steam, mas penso que esta seria uma boa adição ao serviço. A única cosia que gostaria de saber é quem foi que obrigou algumas pessoas a comprar um jogo no Steam, para depois ficarem reclamando que ele não pode ser revendido. Aliás, Alguém vende jogos usados para PC?

[via PCGamer]

relacionados


Comentários