Normalmente, quando se é muito ligado(a) à tecnologias, você tende a desenvolver valores afetivos relacionados a coisas/objetos/sistemas operacionais. Você quer usar uma camiseta escrito “Geekier than you“, torce o nariz quando uma amiga diz que teve de formatar o PC, trata seu iPod ou celular como se fosse um filho e conversa com seu computador. Quando se chega a esse ponto, você sabe que: 1) é hora de dar um tempo/arranjar um namorado/praticar um esporte/etc, ou 2) você tende a piorar.
É difícil até mesmo reconhecer as deficiências das ferramentas que se usa. Relutantemente eu digo que já passei por três kernel panics no Mac OS X e nunca tive o mesmo problema em nenhuma das distros Linux que usei até hoje, mas é isso aí – e nem por isso o Mac deixa de ser minha plataforma preferida. Quando se entende que nenhum sistema é perfeito, e que até os mais meia-boca têm o seu valor (estou escrevendo isso do Windows XP, veja bem), é um sinal de bom senso e equilíbrio.
Pensei nos parágrafos anteriores quando o Ricardo me mandou este link. Um usuário auto-intitulado fã do Linux resolveu pôr as cartas na mesa e falar abertamente sobre seu sistema e seus, não exatamente problemas, mas como ele mesmo escreveu, dez “detalhes que não se gosta muito a respeito do Linux”.
Não vou comentar todos, apenas os mais interessantes. No primeiro tópico, ele diz que a maioria das distribuições Linux têm uma instalação simples e fácil, mas uma pessoa inexperiente pode fazer caca. Mais verdade impossível, e eu pude ver isso na instalação do Fedora 7. Você precisa ler guias, tutoriais e fóruns para saber exatamente o que está fazendo, não só na instalação, e isso nem sempre o usuário novato faz.
Outro aspecto que ele aponta é que, querendo ou não, o usuário vai ter que aprender a usar linha de comando. Não adianta: detalhes e configurações, alterações no Xorg.conf, por mais simples que seja sua distribuição, um dia você vai ter que usar linha de comando. Já ouvi muito usuário dizer que “linha de comando não morde”, que é simples, que a linha de comando é mais poderosa e dá mais opções que a GUI, e tal. Tudo isso pode ser verdade, e é até familiar pra maioria dos usuários de Linux, mas afugenta os usuários. Como, por exemplo, um determinado software que não se encontra em repositórios ou pacotes, e precisa ser compilado, e ter suas dependências resolvidas; isso é uma dor de cabeça até pros mais experimentados, e vai exigir um certo conhecimento técnico por parte de usuário – aliás, este também é um dos tópicos apontados no texto.
Usuários do sistema do pinguim gostam de fazer pessoas que não o conhecem babarem em efeitos especiais, os chamados “recursos para impressionar visitas”, como é o caso do Compiz e Beryl (agora partes do mesmo projeto, o Compiz Fusion), mas estes recursos demandam esforço por parte do usuário, como uma certa pesquisa, uso do terminal, ver se o hardware suporta, etc. O autor do texto também coloca isso na lista de coisas que ele não gosta muito no Linux: efeitos que enchem os olhos, fazem boa parte do marketing em torno do sistema e, quando o usuário cativado, quer ter aquilo em seu desktop, fica desapontado pela trabalheira.
E essa lista continua: não é todo hardware que funciona 100% no Linux, o fato dos fabricantes de software esquecerem que o sistema existe, que apesar de ele ser quase que livre de malwares algum cuidado ainda se faz necessário…
O tópico que sem dúvida chama mais a atenção é o último: O Linux assume que você é uma pessoa inteligente. O autor fala da parte técnica, que o sistema espera que o usuário quando loga como root, sabe o que está fazendo. Talvez seja a hora de encarar esse “inteligente” por outro ângulo e pensar um pouquinho que é necessário deixar o fanatismo de lado. Flamewars acontecem a todo momento, mesmo dentro da própria comunidade Linux – como as já clássicas “Debian vs Slackware”, “Gnome vs KDE”, “Carlos Morimoto vs Patrick Volkerding”. O único cara que conseguiu ganhar a vida fazendo guerra ideológica foi o Stallman, e esse aí nem conseguiu ainda terminar o OS que vem desenvolvendo há mais de 20 anos.
Referência: Think Thick
© Copyright 2006-2010
13 de julho de 2007, 02:33
Não tiro nem um ponto, muito menos uma vírgula…
Na maioria das vezes isso acontece automaticamente, as vezes eu me pego falando com minha futura (esposa?) de um vídeo do iPhone (tive q comentar) sendo triturado em um liquidificador por um cara suspeito, acontece…
Responder
13 de julho de 2007, 02:54
Eu concordo com certeza com a parte da linha de comando. Tem Linuser que quer porque quer se convencer que você pode viver sem a linha de comando no Linux, mas sabem que isso não é verdade. Qualquer tarefa não rotineira vai exigir que você abra a janelinha preta pra fazer alguma coisa.
Queiram ou não, isso é um impecilho que repele muitos usuários. Pra eles, command-line já se foi junto com o DOS desde os anos 80.
Responder
A linha de comando tem sua utilidade, mas para o usuário avançado.
Eu fiz uma vez uma solução de backup completa de logs em Windows usando linha de comando. Meu script acessava 3 servidores FTP, baixava os logs novos, descomprimia, rodava um programa pra converter os IPs em nomes, rodava o analog, recompactava, copiava para um diretorio de backup permanente e apagava os temporarios. Ficou lindo.
Mas querer que o cara use linha de comando pra instalar um segundo monitor no micro? Não rola.
http://www.contraditorium.com
Responder
julho 13th, 2007 @ 3:10
Sem sombra de dúvida!
eu mesmo que apoio a liberdade não sou muito fã da linha…
não sei se por preguiça ou por preguiça rsrs
acontece…
mas eu sei q o Carlos Cardoso não sabe “o que ser isso”.
Responder
Preguiça? Eu até ia pesquisar, mas bateu uma lezeira, uma baianidade…
http://www.contraditorium.com
Responder
julho 13th, 2007 @ 3:17
O terminal do Fedora aqui é branco, não tem nenhuma janelinha preta não.
Responder
julho 13th, 2007 @ 16:11
eu sempre troco a cor do gnome-terminal.
Eu mesmo sou um adepto ao mundo text-based, uso linha de comando boa parte do meu tempo no computador. Pra mim, é super útil, programas de conversão de imagens, vídeos, música, navegadores, editores… Também compilo meus programas pra ganhar performance. Mas que eu demorei pra pegar o jeito, demorei, e não é todo mundo que quer levar todo esse tempo.
Responder
julho 13th, 2007 @ 11:28
Eu usava a linha de comando até o ano 2000 no Windows. O Console é legal que dá para mudar a cor, aplicar papel de parede e fazer tudo o que a sua insana mente customizada quiser.
No DOS só dava pra mudar a cor de fundo e das letras, e apenas 0.01% das pessoas sabia como fazê-lo. Bem ou mal a linha de comando existe até hoje no Windows. O .NET Framework SDK e o DirectX SDK rodam da linha de comando e mesmo o Visual Studio e apenas uma interface gráfica para ela.
Se vocês acham que compilar um programa no Console é dureza, deveriam experimentar os SDKs gratuitos da Microsoft. Quer moleza? Compra o Visual Studio.
Responder
agosto 6th, 2007 @ 17:07
Eu não entendo uma coisa, as pessoas na década de 80 nunca reclamavam em ter que usar o DOS que é linha de comando, sendo que existiam outras alternativas com interface gráfica, tal como o OS/2 Warp.
A própria Microsoft já elaborou para o Windows Vista um shell que suportará linha de comando no melhor estilo Bash do Linux.
Engraçado, não era a MS que vivia repudiando a linha de comando?! O que houve? Mudaram de opinião?
Responder
13 de julho de 2007, 03:57
Vamos separar um que um usuário deve fazer do que um hard-user de Linux faz.
Pelo fato de muita coisa ser código aberto, a oferta de fontes prontos para compilar é enorme, de pacotes binários prontos pra instalar, nem sempre.
Em primeiro lugar, um usuário não deveria estar compilando um programa. E isso não é por estar no Linux. Isso não obriga ele a compilar nada. Se não tem pacote pro programa, não tem oras! Não instale, ponto. É o mesmo se tivesse apenas o fonte de um programa pra Windows, e nenhum binário. Dá na mesma.
Em segundo lugar, o texto cita que é difícil para um usário novato instalar. Sem chance, eu acho que o pessoal ainda faz milagre de conseguir instalar. Tem gente que não sabe particionar um disco para instalar Windows, instalar drivers… Desse ponto de vista, Linux é muito mais fácil de instalar que um Windows, com procedimentos ‘automágicos’ como o instalador do Ubuntu via Windows ou LiveCD, e se o seu hardware for suportado já vai bootar com todo o seu hardware funcionando.
Em um ponto eu concordo: se usa muito o terminal para configurar o sistema. Front-ends gráficos para configurar todas as coisas possíveis devem existir. Procedimentos automáticos de detecção também. O novo Xorg é um avanço nesse sentido, já que vai abolir a necessidade de se editar o Xorg.conf.
Mas na real, eu não esquento se o Linux vai atrair todos os usuários do mundo. Existe mercado pra cada um, e acredito que o lugar do Linux será sempre pro mais hard-user. Para usuários que querem que tudo ‘just works’ 100% de fábrica, já existe mercado. Compra um Mac de brinquedo e seja feliz.
Responder
13 de julho de 2007, 04:10
Quanto à linha de comando, usa-se isso no Linux porque ele É um sistema baseado em linha de comando. O ambiente gráfico roda como um programa qualquer, ou seja, não é a parte principal do sistema. O Windows também era assim, se não me engano, até o Windows 95, ele rodava sob o DOS, ou seja, o Windows era equivalente a um ambiente gráfico do Linux hoje.
O terminal não morde! Usando distribuições mais focadas no usuário final, o uso de linhas de comando ficará restrita a poucos casos e na maioria das vezes, é algo bem documentado e fácil de se fazer. O primeiro passo é pesquisar e parar de ter medo do terminal.
Não concordo com o fato de as pessoas falarem que Linux é difícil de instalar, ora, a maioria das pessoas não sabe instalar nem o Windows, nem drivers, porque no Linux essas pessoas deveriam fazer isso? O instalador do Windows não é assim tão simples e você também pode fazer besteira durante o particionamento. Conheço várias pessoas que sabem usar Windows e a maioria delas sequer sabe o que é partição ou o que são os “drivers” e como instalá-los.
Sobre essa febre de efeitos visuais, isso começou com o Windows Vista, aí sim o pessoal descobriu o Beryl e cia (já existiam antes;…). Mesmo assim, os usuários mais novatos é que gostam de usar tais efeitos e se exibir, aliás, a maioria começou a usar o Linux somente por causa dos efeitos, uma vez que não exige tanto Hardware quando o Vista. Sinceramente, não sei quanto tempo levará para que voltem correndo para o Windows…
Quanto a afirmação de que o sistema prevê que o usuário seja inteligente, bem, e o Windows? No Windows a conta de administrador geralmente acaba sendo adotada pelos usuários, o que é a mesma coisa que usar a conta de root no Linux, a diferença é que no Linux usar a conta de root é “pecado capital”.
Para finalizar, por que um usuário comum deve usar Linux? Não deve, pode, usa quem quer. Se não satisfaz às suas necessidades, use outro sistema que as satisfaça.
Portal do Bruno
http://brunoyporti.wordpress.com/
Responder
julho 13th, 2007 @ 4:15
+1 sobre o fato dos usuários atraídos por Beryl/Compiz voltarem correndo pro Windows.
Responder
Essa desculpa não cola. O OSX é um *nix juramentado e linha de comando é algo completamente opcional.
http://www.contraditorium.com
Responder
julho 13th, 2007 @ 4:28
Péééé.
Eu concordo com o fato de não usar terminal.
Mas não usa o OS X de parametro. OS X não dá metade da liberdade e flexibilidade que se tem no Linux.
Ser UNIX não quer dizer nada quanto ao uso do terminal.
O fato de ser proprietário e rodar numa plataforma de hardware fechada sim.
Responder
Vou te contar um segredo: É maravilhoso ter uma ferramenta que funciona, atende minhas necessidades, não dá problema e não precisa de preciosas horas de configuração.
http://www.contraditorium.com
Responder
julho 13th, 2007 @ 13:32
Acho que o problema é, o usuário leigo está disposto a pagar o preço por essa liberdade?
Acho que não, eu só quero que funcione, sem precisar virar o sistema de cabeça pra baixo.
Responder
julho 14th, 2007 @ 22:41
Vou te contar um segredo: É maravilhoso ter uma ferramenta que preciso de poucas horas para configurar apenas uma vez, atende minhas necessidades, não dá problema e não preciso gastar meu precioso dinheirinho.
Sim, não tenho dinheiro para comprar um Mac.
Hehehehehe…
Responder
julho 13th, 2007 @ 17:29
[apple fangirl mode on]
Isso de o OS X não ser parâmetro porque trava o usuário é balela. Eu aprendi usar terminal no Mac OS X, não no Linux. Alias, linuxers se sentem em casa quando entendem como ele funciona.
[apple fangirl mode off]
Sabendo usar, você faz o que quiser no Mac OS X – assim como no Linux.
Responder
julho 13th, 2007 @ 13:57
Cardoso, o OS X é uma excessão. Ele foi feito pra simplesmente funcionar.
Apesar de baseado em Unix, ele é quase 100% gráfico.
O usuário “normal” nem percebe que tem uma linha de comando por baixo de tudo.
FelipeCN.com
Responder
13 de julho de 2007, 04:12
eu até tava pensando em instalar o fedora, mas depois de saber que a janela é branca, me desiludi! =o\\\
Responder
13 de julho de 2007, 04:14
Parabéns pelo artigo, faço minhas suas (dele) palavras!
Que é isso Cold, tá doido?
Tô nada, sou usuário linux mas não sou tapado nem cego, já usei e muito o terminal e sei do poder que ele tem, mas o tempo da NECESSIDADE do terminal já deveria ter passado, ele deve estar lá sempre, mas como um extra e NUNCA pra uso em funções do dia-a-dia!
PS: Comentando pelo LiveCD do Dreamlinux, impressionado com a beleza, leveza e simplicidade do sistema!
Apenas mais um blog!–> TAKEUSPA!!!
Responder
13 de julho de 2007, 04:37
Todo mundo do meiobit tem um avatar, por que a Fabiane Lima não tem? nesse meio machista uma mulher que acima de tudo usa linux é algo dificil de se ver.
E o que eu gosto nas matérias é que é bem imparcial e não gera muitos comentários linux vs linux e linux vs mundo.
Responder
Eu acho que ela é tímida
Bem, na verdade estávamos com problema na parte de upload. O Fugita estava dando uma olhada. Se estiver ok vou tentar convencê-la a subir uma foto.
http://www.contraditorium.com
Responder
julho 13th, 2007 @ 15:42
Já deve estar consertado, eu mesmo já consegui colocar essa foto linda da minha pessoa aí do lado.
PS: Sou eu mesmo, um pouco “alienado”, mas sou eu!!
Apenas mais um blog!–> TAKEUSPA!!!
Responder
13 de julho de 2007, 10:15
Eu concordo com as palavras do cara. Pessoalmente, tenho muita história pra contar a respeito de compilação. Não sou leigo, e a compilação tem uma série de vantagens (possibilidade de personalização, otimização, etc), mas eu adoraria sempre que possível evitar a compilação. Por isso bato tanto na mesma tecla, deveria ter uma padronização nas distros a fim de permitir um sistema de empacotamento único, ou a adoção em larga escala do autopackage.
–
Responder
13 de julho de 2007, 11:35
o Fedora ainda usa aquele instalador “Anaconda”?
Poisé… eu ja testei varias distros linux, e posso dizer que esse instalador é o PIOR de todos, akakak
Xorg.conf… No SuSE eu JAMAIS precisei nem saber onde ele fica. God Bless YAST
Pacotes fora dos repositórios que precisam ser compilados: é isso é um grande problema… as vezes eu até desisto. Broxante demais… Eu que gosto de testar Betas, quando preciso resolver um cascateamento de dependencias muito grande(mais de 3 niveis), acabo deixando pra lá.
Mas o grande problema do Linux é a variadade. Tem distribuiçoes pra novatos, mas que irritam experientes. Tem umas ótimas pra usuários comuns, mas que irritam programadores. As voltadas pra programadores são indegustáveis pro usuário.
As que tentam agradar a todos são como “patos”:
Pato anda, nada e voa… Mas não faz nenhuma das 3 coisas direito.
Minha sogra usou por um tempo o DSLinux… era a única coisa que rodava direito naquele k6-II 233 mhz com 64 de RAM. Configurar aquilo pra uso foi o Ó!! MAs depois de configurado, ela que nunca teve PC fazia tudo o que um usuario faz: internet, email, joguinhos…
Agora que ela esta com um PC melhorzinho (um K6-II 500 com 256 de RAM e video offboard), instalei pra ela o Ubuntu(que eu odeio)… Ela está adorando.
E pra mim, a distro que se “encaixou” foi o SuSE.
MAs tá! Existe uma distribuição boa pra cada usuário. Mas precisa de experimentação, ou alguem que direcione. Realmente, pra um “linuxer” de primeira viagem, dificilmente se acerta na primeira escolha.
/***************/
Quer Games online, Xadrez e diversao?
Route10-games – http://www.route10.com.br
Responder
julho 13th, 2007 @ 16:16
O instador do Fedora pra mim é o melhor de todos, o do OpenSuse me deixou confuso, ele é simples, fácil de mexer, qualquer leigo consegue instalar, e ainda é completo, não te deixa sem opções como aquele do Ubuntu.
Aliás, o instalador do Ubuntu é uma maravilha, não me deixa escolher os pacotes que quero instalar, joga o GRUB na MBR direto sem eu permitir, não define uma senha de root…
Responder
julho 14th, 2007 @ 22:59
Não há usuário root no Ubuntu.
Responder
13 de julho de 2007, 11:55
Texto muito bom, mas o final de rachar o bico: “Carlos Morimoto vs. Patrick Volkerding”???
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Responder
julho 13th, 2007 @ 17:25
Foi proposital.
Responder
13 de julho de 2007, 12:08
Falta muita coisa pro Linux, e muita coisa já foi feita.
Eu lembro quando surgiu o instalador gráfico no linux, Achei aquilo magnifico.
Depois começou a montar dispositivos externos automáticamente, (ótimo).
Agora já acha impressoras da Rede automaticamente. Configura a rede samba sem muito esforço.
Falta muito ainda. mais está evoluindo.
A diferença entre as facilidades dos sistemas proprietários e do livre, já foram bem maiores.
Problemas como o XORG e outros, estão sendo solucionados.
Responder
13 de julho de 2007, 12:54
Este tipo de post é muito polêmico e vai causar uma enchurrada de comentários, por isso vou me abster de postar o meu.
Mas cito que estou feliz com meu Ubuntu + Compiz-fusion no trampo, meu WinXP em casa pros joguinhos e se um dia eu virar um ProBlogger eu compro um MacBook…
–
Marcio Merlone
Tech, Geek, Fun, Spiritual and other random stuff
http://merlone.ath.cx
Responder
13 de julho de 2007, 15:30
Concordo com o Texto, 2 complementações:
- Estes problemas melhoram muito de uns anos para cá.
- Linha de comando é muito bom(pelo menos para mim), tenho vários scripts em servidores linux fazendo seus milagres tudo por causa do bash.
Responder
13 de julho de 2007, 16:51
array = ['windows', 'linux', 'mac']
array.each do |sistema|
puts sistema + ” sux”
end
Sempre vai ser assim…
Responder
13 de julho de 2007, 17:06
Brilhante texto Fabiane. No Meio Bit você está se superando.
E olha que um dia você escreveu que estava sem motivação para escrever.
Responder
13 de julho de 2007, 19:01
Fabiane, qnd vc ligou o flame mode mac fan, e disse q da de fzr tudo no osx… Acho que esqueceu que la o codigo e fechado.. vc nao vai conseguir nenhum codigo fonte pra compilar (que nao seja aberto). E nem muito menos, recompilar o kernel com suas especificações, por exemplo..
(Me corrijam se estiver falando besteira.. nao sou osx user, quem sabe um dia..)
Responder
julho 13th, 2007 @ 19:19
Na verdade é uma liberdade do tipo faço tudo dentro da minha gaiola. O que posso dizer é que a gaiola realmente é show!!!
PS: Digo que é show mas “Macs no, thanks!!”
Responder
julho 13th, 2007 @ 19:22
Tudo o que quero fazer no computador é ligar e usar os programas, ouvir música, ver filme. Nunca liguei o computador pensando em compilar alguma coisa pra depois usar efetivamente.
Responder
julho 13th, 2007 @ 19:36
Bom para vc…
Mas para algumas pessoas isto é essencial(e não estou falando de fetichismo!!)
Qualé, estou usando Ubuntu em casa e no trabalho, como um Windows User a muito tempo. Clico ali , clico lá, ponho e cd ele começa a tocar automáticamente, conecta a camera e elas já pede para puxar as fotos, acesso a internet, uso MSN!!!!,emule,DVD.
Falta algumas coisas, sim, mas posso dizer que “just works!!”
Responder
julho 13th, 2007 @ 21:00
A parte essencial do Mac OS X (o Darwin) é open source.
Get the facts: http://developer.apple.com/opensource/index.html
Responder
13 de julho de 2007, 19:36
Eu gosto de fucar nos meus aparelhos, hackear (com programa criados por real hackers..) meu ps2, meu k750, e fazer rodar coisas que eles nao foram projetados para, ou tem a capacidade mas simplismente nao disponibilizam…
Pra mim poder fazer isso me faz uma grande diferenca…
Responder
13 de julho de 2007, 19:36
Sou usuário Linux a algum tempo e acho que foi uma das melhores escolhas que já fiz. Os pontos destacados realmente são muito interessantes, porém na minha opinião a questão da CLI ainda ser em alguns casos realmente necessária é somente um reflexo óbvio da sua originalidade, pois o Linux não foi projetado para ser um OS para Desktop e bla bla bla como todo mundo que conheça pelo menos um pouco da história dele já sabe. Está em mudança ? Está, com certeza! É ruim ? Não, isso é ótimo!…tanto é que todos dias vemos inovações como as também citadas no texto, os famosos ” recursos para impressionar visitas “. Não digo que esses recursos são inúteis, mas sim recursos inúteis..ops…que não são coisas fundamentais. O ponto onde o Linux vai estar totalmente adaptado aos usuários Desktop, principalmente nessas próximas épocas onde cada vez mais a MS fecha o cerco a softwares piratas e (Flaming on) os usuários preguiçosos…ops…acostumados com o windows (Flaming off) irão começar a migrar para Linux será quando o sistema se tornar totalmente configurável por ambientes gráficos e a CLI continuar fazendo seu papel excelente para usuários que gostam e saibam trabalhar bem com ela.
Responder
julho 13th, 2007 @ 20:25
Eu acho que mesmo o linux evoluindo muito a grande massa vai continuar a usar windows, pois como o sistema não mudou muito do win95 para frente não obriga ao usuário ter que se acostumar com novos termos e novas funções, fora que sempre existe os usuários de games e os usuários do office que não trocam de sistema.
Também acho errado empurrar o linux “guela abaixo” nos pcs populares e notebooks baratos, acho que tudo deve ser escolhido por vontade e não por imposição.
Também sou usuário linux, mas acho muito dificil o usuário deixar a pirataria para usar linux, acho mais fácil esse usuário comprar a licença do windows.
Mas ficaria muito feliz caso o linux fôsse adotado por mais pessoas.
Responder
13 de julho de 2007, 20:47
Primeiro: You get what you pay for!
Eu me sinto muito feliz com os recursos que tenho em meu desktop com Ubuntu uma vez que meus programas são completamente legalizados e praticamente não me custaram nada financeiramente. Acredito que se alguém acha que o Windows ou o Mac é mais fácil de usar ao ponto de justificar o valor destes programas que os adquira. Não acredito que meus programas em Linux sejam de “segunda classe” consigo trabalhar e me divertir perfeitamente.
Segundo: Libertados X Nascidos em Zion
Eu percebo muito mais dificuldade no uso do Linux por parte de usuários que sempre usaram Windows, especialmente a partir do Windows 95/98, e estão migrando. A medida que o Linux se difunde e começam a aparecer pessoas cujo Linux é o seu “SO nativo” fica evidente que é uma questão de compreender a “lógica por trás do sistema”. Minha esposa e meu filho são pessoas que foram “alfabetizadas” em Linux e não têm problemas em lidar com o sistema mesmo não tendo conhecimentos profundos de informática. Foi muito engraçada a primeira vez que meu filho, aos 4 anos de idade, tentou desligar uma máquina rodando Windows…
Responder
13 de julho de 2007, 21:29
Nao tem imposicao nos linux vindo junto com pcs e notebooks novos.. Se vc nao quiser tira.. e compra, ou copia, o rival mais conhecido..
A vantagem esta em nao ter que pagar o preco do windows embutido no pc. Oque faz grande diferenca..
Responder
É. US$3.
http://www.contraditorium.com
Responder
julho 18th, 2007 @ 11:13
isso é no OLPC, sendo q é o rwindows starter.
ps: cartão de crédito é de graça.
Responder
14 de julho de 2007, 16:20
Realmente, mas o resto é pago pelos anunciantes, que enchem o windows pré-instalado de demos, e outros programas indesejados, os chamados crapware (what a crap!).
Pode haver a vantagem do serial windows válido que você ganha, é só instalar uma versão limpa, e usa-lo (nem sei se funcina..)..
Responder
14 de julho de 2007, 16:43
Assim… eu sou usuario do linux só por curiosidade mesmo, pois como muitos falaram ai eu sou dos alfabetizados com windows =]
E tipo… se ele tivesse tds as vantagens de segurança e levesa que é o que me atrai nele… junto a instalação de tudo por mdo grafico… ou d forma um pouco mais simples seria perfeito.
Digo isso por uma pessoa que não tem todo esse conhecimento de infor a ponto de fazer os proprios progamas e talz.
Que no futuro ele seja mais “simples” de se usar… q vai atrair muita gente sim.
PS: Postado por windows mesmo pq até hj nun consegui instalar meu modem 56Kb no Kurumin :@
Leo Eloi’s Mind > http://leoeloimind.blogspot.com <
Responder
14 de julho de 2007, 18:25
Falou um monte de coisas infundadas.
1ª tem distros como Suse que você nunca verá o xorg na sua vida, como também outras centenas de configurações são feitas via yast. O Ubuntu 7.10 vira com o configurador gráfico do xorg e com ele não serão mais necessárias configurações por linha de comando.
Em relação aos pacotes diferentes de cada distro, esse cara nunca ouviu falar do autopackage http://autopackage.org pois do kurumin ao debian, você pode instalar o mesmo pacote somente com alguns cliques e sem dependências.
Quanto ao recurso 3D do desktop Linux não é difícil configurar o beryl, pelo menos no Ubuntu, pois está disponível em adicionar e remover…. E no Suse ou Mandriva já vem por padrão.
O Compiz Fusion “antigo Beryl e Compiz” gera é inveja e dor de cotovelo nos usuários da Apple e a Microsoft, ambos tem efeitos no desktop, porem limitados se comparados ao Compiz Fusion. Isso sem contar que a nova versão do Mac os X tem muitas coisas parecidas como o Apple Spaces “como os múltiplos desktops do Linux” e outros efeitos simulares ao do Linux.
Quando ao recursos do Compiz Fusion, eu acho útil e uso, obviamente não fico sacudindo janelas e rodando o cubo que nem um nerd adolescente, mais não é verdade que não tem utilidade. Basta configura-lo ao seu modo.
Com relação a suporte a hardaware garanto que o Linux tem melhor abrangência, pois o cd do vista ou do xp numa maquina sem o cd de driveres da placa mãe e periféricos é a mesma coisa que nada.
O Xp na maioria dos casos não vai reconhecer som, vídeo, etc… No Linux ainda no 1º boot já foi tudo carregado, e o aperto é com uma parcela muito pequena de equipamentos. E isso se deve aos fabricantes e não ao sistema.
Outra coisa que ele esqueceu de mencionar é que as distribuições Linux evoluem, como era o linux a 8 anos atrás? Pra ler um cd-rom tínhamos que monta-lo por linha de comando. Hoje no Ubuntu você coloca um cd virgem e ele pergunta se você que gravar. Isso é só um exemplo, pois antigamente só que conseguia instalar um sistema Linux era um geek ou técnico. Hoje até um semi-analfabeto dando seus primeiros passos no mundo da informática consegue instalar o Ubuntu.
Vamos ver como vai estar o Linux em alguns anos. Garanto que vai estar infinitamente melhor, sem a necessidade do uso de linha de comando.
Todos falam do Linux como se ele nunca mudasse, como se não evoluísse como se os usuários do Linux não soubessem de suas limitações.
Esse cara deveria se informar melhor antes de falar coisas. E acho que a Fabiane também.
Responder
julho 16th, 2007 @ 0:58
O Linux evolui, sim, concordo plenamente. Eu uso Linux há dois anos e meio. Mas não se pode negar o que acontece HOJE.
Responder
14 de julho de 2007, 18:25
NQ6,
Você deve ser mais um maniaco obssessivo pelo linux.
Respeite a opnião dos outros.
Muitos aqui não tem tempo disponível como você deve ter, pra poder ficar tempos e tempos fuçando um sistema operacional que não tem muita coisa a oferecer.
Conselho: Vai fazer alguma coisa mais útil.
Abraços.
Responder
julho 14th, 2007 @ 18:30
Marcos Roberto essa é a típica resposta de quem não tem argumentos e conhecimento suficiente para responder a altura e com embasamento.
Eu não ando fuçando nada, e sim utilizando o sistema, estudando, aprendendo e me aperfeiçoando.
Conselho: Vai estudar, se informar, ler e aprender um pouco antes de responder um post sem informações apenas com palavras vazias.
Abraços.
Responder
julho 14th, 2007 @ 18:46
Eu sou um profundo conhecedor do mundo linux, uso o linux desde o sistema conectiva marumbi, acho que você nem se lembra desta época. Hoje uso um sistema robusto e que serve como base pra muitas distribuições linux, a Debian.
Trabalho com linux tem 10 anos, acompanhando a evolução, trabalhando com ele no âmbito de servidor, o que requer muita informação, estudo e aperfeiçoamento.
Uso o linux para ganhar dinheiro, pois o tempo que perdi aprendendo eu converti em R$$, e acho que você perdendo tanto tempo de sua vida, pra aprender tantas coisas que não tem nenhum valor, esteja jogando tempo fora.
Bem. Não tenho nada com sua vida, apenas estou te informando que você não está falando com qualquer pessoa que não tem conhecimento.
Quando você conseguir criar um servidor completo de DB ou NET no linux em linha de comando, você volta aqui pra conversarmos.
Abraços mais uma vez e juízo.
Responder
julho 14th, 2007 @ 19:02
Primeiro você fala que o sistema Linux não tem nada a oferecer! Agora você diz que ganha dinheiro com o Linux e que conhece o sistema profundamente a muitos anos.
Estranho ouvir isso. Pois um sistema que não tem muito a oferecer, e lhe possibilita ter lucros com ele!
Se realmente seu currículo é verdadeiro você não teria dito o que disse anteriormente. Pra mim você é fake.
Um abraço amigo, passar bem.
Responder
14 de julho de 2007, 18:56
NQ6,
Amigo, pra terminar o assunto, eu falei que o sistema não tem nada pra oferecer em modo desktop.
Esta discurssão não irá levar a nada.
Abraços.
Responder
julho 15th, 2007 @ 17:53
Amigo eu não estou afim de discutir com você não! Continua criando seus servidores no Linux por linha comando e ganhando seu dinheiro que é melhor. Só não entendo uma pessoa que se diz hard user em Linux usa Xp em casa e diz que não tem condições “ou capacidade” de usar o Linux como desktop.
A minha sobrinha de 13 anos conseguiu isso… Mais tudo bem…
Passar bem.
Responder
15 de julho de 2007, 11:24
o q o linux tem a oferecer?
a ideologia.
Responder
Putz, justamente a coisa que só contaminou o linux depois, nunca foi prioridade do Linus e não interessa a 99% dos usuários e a 100% das empresas…
http://www.contraditorium.com
Responder
julho 15th, 2007 @ 19:18
os Ubuntistas, não concordam, pode ter certeza.
Responder
15 de julho de 2007, 19:35
qual o objetivo disso? falar q o linux é ruim para desktops?
bom, eu não acho, sou um autodidata, já ganho uns trocados por mês, não fiquei anos aprendendo (pelo contrário, só 1 mês) e não achei ele ruim, a minha familia toda mexe nele, a minha faculdade (UNB) é toda movida a linux e não há problemas, inclusive nos laboratórios de física onde é necessário fazer gráficos e tudo mais.
o q o linux tem a oferecer? pode ser nada para vc, mas muito para mim, e a agora vc acaba de publicar esse nada para muitas pessoas que não o conhece e poderiam ganhar com ele, está satisfeita?
ps: isso q é implosão…
Responder
julho 16th, 2007 @ 1:07
Você realmente leu a matéria?
Responder
julho 16th, 2007 @ 15:17
li, mas li os comentários tb e eu falei sobre os comentários.
Responder
15 de julho de 2007, 23:06
É por essas e outras que eu acho que o Linux só tem mesmo o seu valor em ambientes onde o Unix prosperou…
Faltou o autor do artigo citar uma questão importantíssima! O Linux, com toda sua liberdade de uso, não é padronizado. Isso prejudica bastante a usabilidade do sistema.
Responder
17 de julho de 2007, 03:40
Hoje em dia o poder de ter opinião é uma benção e ao mesmo tempo uma desgraça, já se falou muito nos comentários acima, muita coisas corretas e outras nem tanto.
Já disse acima que gostaria que o povo brasileiro adotasse o linux, porém acho isso muito dificil de ocorrer por vário fatores, falta de suporte sério e a grande quantidade de distros, quando digo povo brasileiro falo da pessoa comum que usa seu desktop em casa.
Vou imitar o nosso presidente e tentar comparar SO com futebol, se os sistemas fôssem times o Windows seria o Flamengo por se um time de tradição e bastante conhecido mundo a fora, todo gringo ao chegar no Brasil diz que é Flamengo, o Mac seria um Manchester United por ser um time conhecido, mas com uma torcida bastante seleta, o Linux seria o Fenerbach da Turquia a gente sabe que existe, mas não sabe muito a respeito e nem como ele anda no campeonato. O importante saber que todos esses times tem torcedores, que conhecem a fundo seu time, sua história e conquistas, porém é dificil alguém conhecer a fundo todos os times, mas como futebel todo mundo quer saber a respeito e dar sua opinião, na informática também paixão se mistura com ideologia, com realidade, mas assim como no futebol que a pessoa é livre para torcer pelo time que quiser, a pessoa é livre para usar o software que lhe está servindo.
Se uma pessoa pagou 10000 por um SO e outra usa um de graça as necessidades de ambas podem ser distintas e não será em comentários que se muda a opinião das pessoas, mentes se mudam com ações e enquanto o próprio mundo linux estiver em guerra civil dificilmente ele terá como entrar no terrenos de SO´s pagos.
Por isso que mesmo usando o Linux não acredito que ele posso crescer sem antes se resolver internamente.
E refletindo um pouco nem tudo usado pela maioria é a melhor coisa, a lingua mais falada é o mandarim(chinês), mas é mais útil saber inglês para viajar pelo mundo.
Responder
17 de julho de 2007, 14:19
Sábias palavras tcerealk. Concordo em muito que você comentou, e é estranho como tudo na web hoje em dia caminha para flame wars, no fim tudo isso não passa de uma disputa de egos.
Se eu simplesmente vier nesse espaço democrático e expor minha opinião sobre o assunto, serei taxado de xiita, idealista burro, idiota, entre outras coisas.
No fim só quem perde é quem tenta crescer com o dialogo, nós somos muito desunidos, poderíamos aprender muito mais não fosse esses egos inflados.
Falar dos pontos ruins do linux é bom, eu que acompanho o linux há 7 anos acho o máximo ele ser tão comentado (bem ou mal) como é hoje.
Ultimamente eu venho tocando sempre nesse ponto que penso: O linux está ótimo para alguns, bom para outros, péssimo para outros, somente há 2 anos uso o linux como SO principal, faço de tudo com ele, mas antes desses 2 anos ele não me atendia, de lá pra cá atende, acredito que cada um tem seu tempo com o sistema, por isso não vejo absurdo quando vejo alguem exaltando que adora o linux como desktop nem também quando vejo outros dizendo que ele não serve para tal.
Cada cabeça é um mundo e cada uma tem seu tempo.
Responder
21 de julho de 2007, 23:40
Tirando o flame-war básico aqui no final a discussão tá legal…
Pessoalmente acho que o melhor do linux é a diversidade (já foi dito aqui)… quer configurar tudo tem um Linux pra você… quer ligar e funcionar , também tem um linux pra você…
Como tudo na vida, tem seus pontos fracos e seus pontos fortes…
Não sei MacOS, pois nunca usei, mas há algo mais simples e inteligente do que ter todos os programas possíveis e imagináveis a dois cliques no seu sistema… No Windows não tem nada parecido [ao menos até o milenium, que foi o último que usei bastante
]
[]’s
Sérgio Lima
sergioflima.pro.br/blog/blogs
Responder