Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Samsung Galaxy S4, também conhecido como “Galaxy S IIIS”, chegará ao Brasil no final de abril

Samsung Galaxy S4, também conhecido como “Galaxy S IIIS”, chegará ao Brasil no final de abril

Em evento grandioso, a Samsung anunciou o Galaxy S4, um smartphone Android parecido demais com o antecessor, o Galaxy S III.

11 anos atrás

Como previsto, o novo smartphone da Samsung foi anunciado oficialmente na quinta-feira e o aparelho que vazou na China parece tratar-se mesmo da versão chinesa do novo Galaxy S4.

O pessoal do PhoneArena pôde ter em mãos o novo smartphone Android topo de linha da Samsung e compará-lo com seu antecessor, o Galaxy S III:

A impressão que o tio Laguna tem é que a Samsung conseguiu fazer do Galaxy S4 um smartphone de tamanho menor e mais fino, conseguindo colocar uma tela 0,2 polegadas maior que a do Galaxy S III e com o dobro de definição: temos no Galaxy S4 uma tela Super AMOLED Full HD de 5 polegadas contra a tela 720p de 4,8 polegadas do Galaxy S III. A densidade de pixels da nova tela é de impressionantes 441 p/p, chupa Apple!

Entre outras características técnicas do Galaxy S4 temos:

Laguna_GalaxyS4_16mar2013

Samsung Galaxy S4

  • Dimensões: 136,6 (altura) × 69,8 (largura) × 7,9 (espessura) milímetros;
  • 2 câmeras: a traseira de 13 megapixels (imagino o ruído fotográfico que o software tratará) com flash LED e a câmera frontal com 2 megapixels (daria para fazer vídeoconferência em 1080p);
  • A bateria removível terá carga de 2.600 mAh, quase o dobro da capacidade de um iPhone 4;
  • 8 sensores internos como acelerômetro e giroscópio, além de sensores de temperatura, umidade e o velho infravermelho para detectar a proximidade do rosto da pessoa ao falar no telefone;
  • Conectividade global 3G e LTE de até 100 Mb/s;
  • Temos também como conectividade wireless local o NFC, Bluetooth 4.0 e suporte ao Wi-Fi 802.11ac (até 1 Gb/s em teoria).

No que tange ao espaço para rodarmos aplicativos do Android 4.2.2 (Jelly Bean) sob a Touch Wiz, o Samsung Galaxy S4 terá 2 GiB de memória principal e 3 opções de memória secundária (armazenamento): 16, 32 e 64 GB com a notória opção de expandirmos tal memória com cartões micro SD(HC).

Sobre o desempenho, a Samsung lançará o Galaxy S4 com diferentes processadores dependendo da região: podemos ter o ótimo Snapdragon S4 Pro (são 4 núcleos Krait rodando a 1,9 GHz) ou o Exynos 5 Octa, um SoC da própria Samsung que disponibiliza 8 núcleos ARM onde apenas 4 deles rodam simultaneamente dependendo da exigência do software. Quando exigido ao máximo, teremos 4 núcleos Cortex-A15 rodando à freqüência de 1,6 GHz; enquanto os outros quatro núcleos Cortex-A7 somente serão utilizados em situações em que não é exigido tanto desempenho, poupando bateria.

Segundo o The Verge, a Samsung adotou uma das opções mais interessantes da Galaxy Camera: o modo “Eraser” captura várias fotos e detecta movimentos indesejados no segundo plano do ambiente, acabando com a festa dos penetras fotográficos.

Com relação à câmera frontal, o aparelho é capaz de perceber se os olhos do usuários estão atentos e, em teoria, poderia voltar a reproduzir/pausar algum vídeo que esteja sendo tocado no Galaxy S4. Não há ainda esse mesmo tipo de recurso para rolarmos a tela apenas com os olhos, então devemos inclinar o aparelho para isso ou tocar na tela (podemos inclusive usar luvas, as próprias unhas ou canetas específicas para manuseá-la).

Ambas as câmeras do novo smartphone Android da Samsung podem ser usadas simultaneamente para vídeoconferências, além de ser possível gravar recados de voz anexados às fotos capturadas e criar apresentações de slides. Por falar em apresentação, confiram o show que a Samsung fez na Broadway para apresentar o Galaxy S4:

No meio desse evento grandioso à la Disney, a empresa apresentou diversos acessórios, alguns compatíveis com o velho Galaxy S III e, dentre eles, o que mais chamou-me a atenção foi isto aqui:

Laguna_S4GamePad_16mar2013

Samsung Galaxy GamePad

A Samsung copiou o melhor layout de joysticks na minha opinião: além da porcaria do nVidia Shield, esse controle Bluetooth 4.0 imita lembra bastante os joysticks do XBox 360 e o Galaxy GamePad tem suporte a aparelhos com tela de até 6,3 polegadas.

Quando o Galaxy S4 será lançado?

Bom, preparem-se para uma enxurrada de comerciais sobre o Samsung Galaxy S4 no Brasil: a versão 3G dele chega aqui dia 26 de abril pelo precinho camarada de R$ 2.399,00 (16 GB). A versão LTE (4G) custará 100 reais a mais.

O tio Laguna tem certeza que se a Samsung lançasse uma versão dois chips mesmo por 3 mil reais, faria um sucesso danado: o brasileiro é multichip e a preferência nacional é o Android, inclusive até aposto no êxito deste tipo de aparelho da Motorola no país.

Tendência Apple?

Voltando aos topos de linha, é interessante notar que o Galaxy S4 é basicamente idêntico ao S III: no caso dos iPhones, a Apple usa basicamente uma estratégia chamada de “tick-tock”, onde num ano ela apresenta mudanças substanciais no layout externo do aparelho e no outro ano, o seguinte, ela apenas incrementa o interior. Assim como o The Verge, também fico admirado em ver como a Samsung chegou a esse patamar de tranqüilidade graças aos enormes investimentos no marketing.

relacionados


Comentários