Poderia a distribuição digital ter salvado a THQ?

dori_thq_29.01.13

Quando a situação da THQ começou a se tornar insustentável, o CEO da Ubisoft deu uma declaração onde dizia que é normal em um período de transição grandes empresas desaparecerem e se não bastasse estarmos na troca de gerações, temos ainda o surgimento da concorrência dos smartphones e tablets, além dos jogos gratuitos e para Jason Rubin, fundador da Naughty Dog e presidente da THQ, uma maior popularização da distribuição digital poderia ter salvado a companhia.

Acredito que num futuro próximo a distribuição digital e os modelos de negócios alternativos trarão uma grande porcentagem dos dólares gastos nos games para as editoras/desenvolvedoras. Baseado nesta mudança, em poucos anos a THQ seria capaz de sobreviver e editoras maiores poderão ser ainda mais rentáveis. Porém, os próximos anos de transição serão incrivelmente desafiadores para todas os criadores de jogos de grande porte.

A Clearlake [Capital Group] forneceria o capital para a THQ fazer a ponte para esse período. O tempo dirá se estou certo, mas infelizmente eu não poderei provar essa ideia com a THQ.

Acredito que hoje em dia ninguém discorde de que a distribuição digital é mesmo benéfica para a indústria e que com ela muitos obstáculos são eliminados, porém, será mesmo que apenas isso resolveria a situação? Acho que até disse em algum texto que não lamento tanto o fim da THQ, afinal o fracasso é apenas consequência das decisões equivocadas daqueles que a geriram e o que garante que se tivesse entrado mais dinheiro eles não teriam aplicado em produtos que não obteriam sucesso?

[via MCV]

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples