Visando reestruturação, Atari pede falência nos EUA

dori_ata_21.01.13

Apesar de ainda ser sinônimo de videogame para muitas pessoas que não acompanham a indústria de perto, a Atari há muito tempo vem sofrendo com as decisões equivocadas de seus executivos e depois de ver o seu valor de mercado diminuir 34% no ano passado, quando o faturamento não passou de US$ 11 milhões de dólares e suas ações passaram a valer menos de 1 Euro, a divisão norte-americana da companhia resolveu recorrer à justiça para tentar dar a volta por cima.

Mais conhecidos pela criação de lendas como o Pong e Asteroids, de acordo com uma fonte do jornal Los Angeles Times, a Atari Inc. e três afiliadas entraram com um pedido de falência junto a corte de Nova York e com isso eles esperam se separar da Atari S.A. (antiga Infogrames), divisão francesa que desde 2008 controla a marca. Caso obtenham sucesso, a intenção é encontrar um companhia privada interessada em adquirí-la e então focar na criação de jogos para celulares ou que sejam distribuídos digitalmente.

Apesar de toda essa triste situação, em 2012 a Atari não esteve parada, pois além de uma parceria com a Zynga, que ficaria responsável pela publicação de um jogo inspirado no Pong e que seria escolhido em um concurso para desenvolvedores independentes, a companhia ainda anunciou sua linha de títulos para redes sociais e plataformas móveis, contendo games como o Deer Hunter Online, Dungeons and Dragons: Warbands, Outlaw, Centipede e RollerCoaster Tycoon.

É verdade que nem a área jurídica nem o mercado financeiro são minha praia, mas a sensação que tenho é que os caras estão usando uma espécie de trapaça para tentar ganhar um pouco de dinheiro (klapaucius?) e depois de ter visto a Atari morrer e ressuscitar por tantas vezes, acho que o melhor que poderiam fazer é deixar a marca descansar em paz e permanecer grande apenas em nossas memórias. Porém, basta saber que só o licenciamento do logo para outros produtos foi responsável por 17% do faturamento recente da empresa e se torna fácil entender o porque de tanto interesse em manter a marca viva por aparelhos.

Relacionados: ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Atari deixou de ser sinônimo de video games quando Bushnell saiu da Atari e largou na mão dos executivos da Warner… desde então tem sido uma “aventura errante”. Esse é só mais um dos capítulos…

  • Paradoxalmente o Atari 2600 com mods como saída RCA e botão de pause, uma invenção genuinamente brasileira, (onyx jr) está batendo na casa de 500 reais, quase o dobro do xbox nos eua =P Outa invenção brasileira no Atari foi o tele game, o primeiro modo de DLC da historia, tb para o Atari 2600.

  • Como acabar com uma empresa inovadora: substitua os gênios criativos por executivos. É infalível!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples