Google mata de vez Nexus Q, media centre que aliás já nasceu morto.

SONY DSC

O Nexus Q foi apresentado como uma solução revolucionária, ligando sua TV a seus gadgets, fazendo streaming via Google Play ou YouTube. Não exatamente uma Apple TV, não exatamente um media centre genérico, mas algo intermediário.

Anunciado em Junho de 2012 por US$299,00 o bicho era bem caro, Uma Apple TV sai por US$99,00. Outros equipamentos semelhantes, até mais barato. A recepção gelada por parte do público e da imprensa só piorou quando o bicho demorou a ser disponibilizado, e o Google acabou enviando os aparelhos de graça para todo mundo que comprou na pré-venda.

Colocado como “não disponível” desde Julho (sim, durou um mês) o Nexus Q viveu em um limbo até determinar, agora, que ele não será mais distribuído.

Normalmente esse tipo de pataquada seria caso para zoarmos, implicarmos e sacanearmos o Google, como aconteceu com o Palm Foleo, mas não dessa vez.

A integração TV/Online é um dos maiores desafios da atualidade. NINGUÉM chegou perto disso. Eu sei que há um monte de geeks com Apple TVs, Boxees (eu!), MCs Xing-Lings, mas sejamos realistas: Gente normal não tem paciência pra futucar essas coisas.

Se o Google pode ser culpado, é de ter jogado dinheiro fora ao não testar o Nexus Q em condições reais, mas se tivessem pesquisado a fundo a conclusão seria que “não pode ser feito”, e todo mundo que trabalha com inovação entende isso como um desafio pessoal.

Melhor sorte na próxima vez.

PS: a omissão da Google TV foi proposital. Se o Google não lembrou que já tinha um produto melhor e mais completo, não vou ser eu a lembrar.

Fonte: SG

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples