Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Os Melhores de 2012 - Segundo o Photography Blog

Os Melhores de 2012 - Segundo o Photography Blog

11 anos atrás

Praticamente todos os grandes sites de fotografia já fizeram sua lista dos melhores equipamentos de 2012 e, talvez pela constatação de uma verdade cósmica, todas elas são muito parecidas. Se bem que 2012 não pode ser considerado um ano espetacular para o desenvolvimento da tecnologia fotográfica, embora tenhamos nos últimos 12 meses o lançamento de câmeras importantes. Tanto Nikon quanto Canon colocaram no mercado duas novas Full Frames cada uma e uma pancada de outras câmeras e acessórios. Mas, a câmera mais importante para a maioria dos sites não pertence a uma das gigantes da fotografia (pelo menos ninguém lembra de citá-la), e sim a uma empresa que muitos julgaram morta por conta de escândalos financeiros e até acusações de ligação com a máfia japonesa. Estou falando da Olympus meus amigos.

Quem publicou sua lista agora de melhores de 2012 foi o Photography Blog, um site que gosto muito por se mostrar um compêndio de quase tudo que é lançado no mundo da fotografia e por fazer análises de equipamentos em uma linguagem muito tranquila para o público em geral. Na verdade, esse texto final foi o resumo de vários textos publicados em cada categoria no mês de janeiro onde, além do equipamento vencedor, também era possível ver os que quase chegaram na frente.

As categorias premiadas são Software, Acessório, Impressora, Lente, Câmera Compacta, Sistema Compacto, DSLR e Câmera do Ano. As escolhas foram muito sensatas e creio que é quase impossível não eleger o Adobe Lightroom 4 como o melhor software do ano, assim como a Nikon D800 tem que ocupar o posto de melhor câmera DSLR, mas alguns outros pontos em minha concepção foram surpreendentes. Como, por exemplo, colocar a Sony Cybershot RX100 como a melhor câmera compacta. Difícil falar algo de ruim sobre a qualidade do equipamento, mas fico pensando se eu pensaria alguns anos atrás que uma compacta da Sony seria vencedora como melhor câmera compacta em uma disputa. Mas, estamos falando também de câmeras compactas de alto rendimento que custam um bocado de dinheiro. A tecnologia evolui e chega um ponto em que só a tradição não é mais responsável pela produção de um equipamento fotográfico de qualidade.

E por fim, temos a vencedora de melhor sistema compacto e câmera do ano que ficaram para a OM-D E-M5 da Olympus que, na verdade, não foi nenhuma surpresa, pois o Dpreview já tinha dado esse titulo para o equipamento. A câmera mantém o design retro das antecessoras, mas a qualidade de imagens e recursos está deixando todo mundo com água na boca e vontade de investir no equipamento. Todos afirmam que essa é a melhor câmera que a Olympus lançou até agora dentro da categoria micro-quatro-terços. Dizem as más línguas que essa reviravolta foi por conta da empresa ter deixado um pouco de lado a parceria com a Panasonic e ter investido em um sensor fabricado pela Sony.

Creio que agora a Olympus voltou a ser uma das grandes, posto que ocupava quando o pessoal da National Geographic já utilizada as reflex quatro terços da empresa para fotografar suas matérias.

OM-D E-M5

 

 

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários