Meio Bit » Arquivo » Fotografia » CameraMator - mais um acessório interessante?

CameraMator - mais um acessório interessante?

11 anos atrás

Ao que parece o mundo da fotografia agora também tem que se adaptar ao Wi-Fi. Já faz tempo que poderíamos considerar uma câmera com conexão Wi-Fi uma novidade. Hoje em dia isso é quase uma obrigação dentro das câmeras compactas de valor mais elevado. E pensar que tudo isso começou com os cartões SD da Eye-Fi que possibilitava a transferência de suas fotos via uma conexão sem fio e podem ser configurados para se conectar automaticamente assim que encontrassem uma rede livre.

Com as câmeras reflex é um pouco diferente. É necessário comprar um acessório específico produzido pela própria empresa e que, exceto em raras exceções, custam os olhos da cara (estou olhando para você Canon). Recentemente a Nikon liberou para sua D3200 um adaptador Wi-Fi que enviava em tempo real as imagens da câmera (fotos e live View) para um dispositivo móvel. Muito bacana, mas o conector WU-1a, embora tenha um preço muito camarada, só está disponível para a Nikon D3200. Se você tem outro modelo da empresa ou outra marca de câmera então tem que ficar chupando o dedo. Porém, não mais.

O CameraMator acaba de chegar ao mercado e ele faz justamente o mesmo que o WU-1a, só que por um preço um pouco mais salgado. Ele é instalado junto à sapata hot shoe da câmera e é utilizado para conectar a sua câmera a uma rede Wi-Fi. Através de um aplicativo do produto, disponível para Android e iOS, você pode controlar a câmera através do seu celular ou do seu tablet. Além de transferir as fotos a imagem captada pelo modo live view para o dispositivo móvel, é possível controlar o diafragma, o obturador, o ISO e o balanço de branco. O fabricante garante que outras funcionalidades serão incorporadas com o tempo.

O CameraMator foi desenvolvido em um projeto colocado no KickStarter e na página oficial do produto existe um pequeno tutorial de como utilizar o equipamento e todas as coisas que ele pode fazer. Também existe uma lista de câmeras compatíveis com o acessório. Esse é o tipo de coisa que você pode se perguntar se realmente possui uma utilidade prática, pois seriam usos muito específicos. Mas, não pode negar que é muito bacana. O CameraMator pode ser comprado pela singela quantia de US$ 299,00.

cameramator

Fonte: Dpreview

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários