Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Metabones Speed Booster

Metabones Speed Booster

11 anos atrás

Adaptadores de lentes não é uma coisa nova. Você compra um adaptador que permite usar lentes Nikon em uma Canon, ou vice-versa, por exemplo. A maioria desses adaptadores simula apenas o encaixe da lente, não permitindo o funcionamento do motor autofocus ou controle do diafragma em lentes que não tenham o recurso disponível em seu corpo. Existem opções mais modernas e caras que permitem essas operações, mas existem limitações quanto ao tipo de engrenagem que a lente usa. Agora, tubos de extensão são artimanhas que utilizamos para aumentar a distância focal de nossas lentes, porém  quase todos deixam a lente um pouco mais escura por conta de aumentar a distância que a luz percorre até atingir o sensor da câmera.

Agora, de forma muito interessante, chega ao mercado o Metabones Speed Booster, um adaptar e tudo de extensão que possui duas funções muito interessantes. Ele nada mais é do que um adaptador para utilizar lentes Canon EF (projetadas para os sensores Full Frame) na linha NEX de câmeras mirrorless da Sony e mantendo as informações de autofocus, diafragma, estabilização de imagem e exif (apenas em lentes fabricadas a partir de 2006). Só por isso já seria interessante, mas ele também funciona como tubo de extensão conferindo à lente um fator de ampliação de 0,71x. Ou seja, uma lente EF acoplada ao dispositivo vai conferir a câmera da Sony, com sensor APS-C, um ângulo de visão quase idêntico a de uma câmera Full Frame. Eu achei isso muito legal. Você perde na teleobjetiva e ganha muito na grande angular. Como apontou o Dpreview, a concepção do acessório é completamente diferente do normal. Pois, em vez de aumentar a distância focal e diminuir a luz, o Speed Booster diminui a distância focal e aumenta a luz. E o aumento de luz não é pouco. A empresa garante que a lente ganha um ponto de luz a mais, ou seja, o dobro de luz da abertura máxima.

A peripécia só é possível por causa da menor distância entre a objetiva e o sensor nas câmeras mirrorless, onde não existe o espaço tomado pelo espelho das reflex. Por esse fator, somente lentes desenhadas para câmeras de sensor full frame é que poderão ser utilizadas. As lentes projetadas para APS-C vão gerar muita vinheta. Embora o primeiro Metabones Speed Booster seja compatível com câmeras Sony Nex, existem previsões para outras montagens diferentes e para o sistema micro-quatro-terços. Porém, tanto conforto não é de graça. O brinquedinho vai chegar ao mercado custando singelos US$ 600,00. Uma bela facada no fígado.

MetabonesSpeedBooster

Fonte: Dpreview

 

 

 

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários