“Console” da Valve deverá rodar Linux

dori_pist_08.01.13

No ano passado circulou vários rumores falando sobre a possibilidade da Valve lançar um console e com a CES acontecendo em Las Vegas esta semana, mais algumas informações sobre o aparelho estão surgindo. A mais importante delas sem dúvida foi a confirmação por parte da Xi3 de que receberam um investimento da empresa de Gabe Newell para trabalharem na fabricação do console/mini-PC.

Com a expectativa de ser exibido tanto no estando da fabricante quanto no da Valve, ainda não sabemos qual configuração o projeto de codinome Piston terá, mas foi confirmado que ele poderá ter até 1TB de armazenamento e permitirá o upgrade do CPU e da memória RAM.

Infelizmente até o momento nada foi dito sobre o preço do SteamBox, mas alguns já especulam que deverá ficar na casa dos US$ 999, mesmo valor do X7A, principal máquina fabricada por eles, porém, vale citar que a linha de entrada da Xi3 sai por metade desse preço.

Outra informação bastante interessante é que de acordo com o engenheiro Ben Krasnow, a primeira tentativa da Valve no mundo dos hardware deverá rodar Linux, algo bastante plausível se levarmos em consideração o ataque de Newell feito ao Windows 8 e principalmente, o lançamento recente do Steam para o sistema operacional.

É importante dizer no entanto que como a Valve ainda não se pronunciou oficialmente, grande parte do que foi dito aqui ainda precisa de confirmação, mas se tudo isso realmente acontecer, tenho sérias dúvidas se a curto prazo eles terão sucesso. Digo isso porque tirando o fato de certamente vir otimizado para o Big Picture Mode, o SteamBox não me parece ter vantagem sobre um PC normal e ainda por cima, teoricamente ficaríamos presos a uma pequena quantidade de jogos.

[via PCGamer]

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples