Meio Bit » Fotografia » O Mistério dos Orbs

O Mistério dos Orbs

Mistérios sobrenaturais do outro mundo: as máquinas fotográficas digitais conseguem captar seres de outras dimensões?

11 anos atrás

Sinceramente, eu pensei que este era um assunto morto, pois em 2006 já tinha escrito um texto sobre esse proclamado mistério. O caso é o seguinte, uma quantidade anormal de pessoas que se dizem civilizada acredita que pequenas manchas brancas de forma esférica (chamadas pelos fanáticos de Orbs) que aparecem em algumas fotos digitais são na verdade seres de outra dimensão que são captados pelo sensor das câmeras. Isso mesmo, eles estão entre nós e só aparecem em fotos toscas que são feitas somente em certas situações. Em 2006, quando pesquisei sobre o assunto, encontrei vários sites com a finalidade de estudar e reunir imagens que mostrassem o fenômeno e alguns que até tentavam contatos com esses seres.

Isso me lembrou diretamente o livro O Mundo Assombrado pelos Demônios de Carl Sagan onde o principal objetivo do autor era descobrir por que a humanidade estava se aprofundando cada vez mais em crenças e mitos mesmo com o avanço da ciência. Essa é uma leitura que vale a pena ser efetuada por todos que querem fugir do mundo das superstições.

Mas, voltando aos Orbs, para quem não sabe essas pequenas esferas são comuns em máquinas digitais compactas onde a lente não tem uma qualidade muito boa e o flash embutido fica em um ângulo errado para com a lente. Embora mais comum em câmeras compactas, em algumas situações a sua DSLR também vai captar o fenomeno. Esses Orbs nada mais são do que o reflexo do flash em partículas em suspensão no ar. Até pequenos grãos de poeira podem causar esse efeito. Em vez de aceitar a explicação correta as pessoas preferem acreditar em gnomos (mais ou menos como a Xuxa).

Mas, isso não teria problema nenhum e ficaria restrito aos recantos mais obscuros da internet se não fosse um fato que aconteceu no final do mês de dezembro e que está correndo os fóruns de fotografia neste momento. Quando um grupo de exotéricos tenta explicar a existência de seres de outra dimensão através de imagens feitas com uma TekPix eu até aceito, mas quando um professor de fotografia coloca um vídeo no Youtube tentando explicar de maneira técnica que os tais seres realmente existem a coisa tende a descambar para a piada. Sei que no Brasil temos a liberdade de expressão e o direito a acreditar em qualquer religião, mas passar informações duvidosas não deve estar dentro destes direitos. Vejam o vídeo abaixo e tirem suas próprias conclusões.

relacionados


Comentários