Desenvolvedora desiste do Age of Empire Online

dori_aoeo_04.01.13

Uma das premissas mais interessantes dos jogos distribuídos digitalmente são as atualizações lançadas constantemente para eles, que além de equilibrar as partidas e corrigir bugs, serve ainda para adicionar conteúdo aos títulos. Quando o game em questão adota o modelo Free-to-Play então, essas novidades são quase obrigatórias, afinal manterão os jogadores interessados e ainda mais importante, gastando. Contudo, não parece ser dessa maneira que a Microsoft e a Gas Powered Games estão pensando em relação ao Age of Empires Online.

Apenas um ano e meio após o seu lançamento, o estúdio responsável pela criação do AoEO publicou um post no blog do game afirmando que devido as despesas, eles ”encerraram a fase de desenvolvimento e agora partirão para a fase de suporte.” Portanto, embora algum conteúdo de menor importância ainda deva aparecer no jogo nas próximas semanas, não devemos esperar atualizações significativas, como a adição de novas civilizações.

A Gas Powered Games alega que criar conteúdo de alto nível é algo muito caro, tornando-se inviável a longo prazo e segundo eles, nos últimos 18 meses o Age of Empires Online recebeu muitas adições de qualidade e continuar fazendo isso deixou de ser rentável.

Em partes essa desistência era esperada, já que o estúdio tem mantido um contador em seu site que sugere a revelação de um novo game dentro de 10 dias, mas ainda assim a decisão deixa a impressão de que o jogo de estratégia não alcançou o sucesso que eles esperavam, afinal, se as pessoas estivessem interessadas em comprar os DLCs para esse Age of Empire gratuito, imagino que valeria a pena continuar lançando coisas novas.

Isso bem que poderia servir para a Microsoft perceber que os fãs preferem um AoE tradicional e os levasse a trabalhar num novo jogo, mas levando-se em consideração a atenção que a empresa tem dado para o PC, eu não teria muita esperança.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Alvaro Menna

    Que ouçam suas palavras e deem seguimento ao AoE4!

  • Quando anunciam que não farão mais nada de novo, dá para entender que é um prenúncio do fim, né? 😀

  • marcos.petropolis

    Quando li o título do post pensei: pronto , mais um free-to-play que acabou!
    Dori , toda vez que clico em um post pra comentar ,meu navegador – Chrome – trava por mais ou menos 1 minuto e depois volta ao normal.Isso acontece tanto no meu Netbook quanto no meu PC de casa.Suspeito de alguma falha entre o navegador e o Disqus.Têm relatos de algo parecido?

    • Olha, não vi ninguém comentando sobre isso, mas vou passar pro pessoal responsável pelo site.

  • Eu atualmente jogo AoEO, mas definitivamente estou esperando um AoE4. Sou muito fã da série, jogo desde quando conheci o computador em 1998.

  • Eu participei da fase Betatester do AoEO, e me parece que desde aquela época a equipe não era muito grande (embora o jogo fosse muito bem feito). É uma pena :/

  • Silvia

    Joguei esse Aoe algumas vezes adoro a série, tive todos e continuo jogando… mas esse aí, meu deus, que porcaria! Achei horrível! Dc toda hora! Tentei contato com o suporte diversas vezes e nunca tive resposta. Acho que essa é a resposta do porque a falta de sucesso, bem como a falta de rentabilidade. Eu pensei em comprar coisas, mas se nem mesmo consigo jogar, não vou arriscar gastar… Uma pena.

  • Pingback: Futuro da Gas Powered depende de um Kickstarter « Meio Bit()

  • Pingback: Produtor explica porque o Age of Empires Online fracassou « Meio Bit()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja