Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » O Marte que foi ou o Marte que será

O Marte que foi ou o Marte que será

11 anos atrás

martemolhadinho

Essa imagem foi criada por Kevin Gill, entusiasta de tecnologia espacial e programador. Ele utilizou um software de mapeamento escrito para um trabalho de pesquisa, informações sobre a geografia marciana e texturas da NASA.

Não é uma representação cientificamente precisa, há muitas variáveis desconhecidas, e talvez Marte nunca tenha tido tanta água assim, e os depósitos no solo e nos polos podem não ser suficientes para reverter o estado do planeta para o que era.

O mais impressionante nessa transformação, ou Terraformização de Marte é que pode ser feita com nossa tecnologia atual. Ao menos em teoria temos recursos para transformar o planeta vermelho em um segundo pálido ponto azul.

Uma das técnicas sugeridas é diminuir o albedo, a relação entre luz recebida e refletida. Com um albedo menor o planeta se aqueceria, os gases presos no solo seriam liberados e a atmosfera teria sua pressão elevada do 1% da atmosfera terrestre, que é hoje, para algo que consigamos suportar sem trajes espaciais.

Claro, como a atmosfera marciana é em sua maior parte CO2, teríamos que usar respiradores, mas não trajes completos. Idealmente teríamos que aumentar a concentração de Oxigênio na atmosfera, mas sem ligar o Reator (Quaid sumiu com a chave) como fazê-lo? precisaríamos de máquinas em escala planetária.

Felizmente existem máquinas auto-replicantes que conseguiriam escurecer a superfície marciana, diminuindo seu albedo E ao mesmo tempo retirariam Oxigênio do solo, recuperariam Carbono e aqueceriam o planeta: São chamadas de plantas.

Carl Sagan propôs o uso de musgos e outras espécies, adaptadas para as condições marcianas. Seria um trabalho de semeadura que duraria décadas, mas depois de iniciado, é só esperar.

Arthur Clarke por sua vez sugeriu missões que capturariam cometas e asteroides ricos em água, direcionando-os para colisão com Marte. Seria um trabalho também de décadas, mas um dia depois de milhões de anos Marte teria sua primeira chuva, e a Humanidade teria um segundo lar, fugindo do destino dos dinossauros, extintos por colocarem todos os ovos em uma única cesta.

Fonte: TA

relacionados


Comentários