Até o controle do Wii U tem trava por região

dori_wiiu_26.12.12

Se tem uma coisa que sempre me deixou profundamente irritado na indústria de games, é a trava por região. Por mais que as empresas digam que essa prática é necessária para protegerem seus mercados, como consumidor é revoltante ter que modificar um console só porque eu não poderia utilizar um cartucho americano no meu Mega Drive japonês ou simplesmente me ver impedido de jogar no meu Wii um título que só saiu em inglês na Europa.

Mas se esse tipo de limitação já incomodava nos jogos, o que dizer quando uma fabricante adota a mesma estratégia em um acessório? Sim, meus amigos, por mais difícil que seja de acreditar, a Nintendo fez isso com o GamePad do Wii U.

O problema é mais ou menos o seguinte: Digamos que você adquiriu a versão norte-americana do console e um amigo está indo para o Japão. Então, para aproveitar a oportunidade, você pede que ele traga um controle adicional de lá, mas quando tentar ligá-lo ao seu console você será surpreendido pela imagem acima, informando que um update não pode ser feito. Ou seja, na verdade você até poderá usar o joystick, o que será impedido é de fazer uma atualização sem estar no Wii U da região para qual ele foi destinado.

É claro que isto não chega a ser algo que afetará muitas pessoas, ao contrário do que vemos com os jogos, mas no fundo é mais uma característica negativa do Wii U que aos poucos vamos descobrindo. E pensar que após o lançamento do Playstation 3 eu imaginei que nos veríamos livre dessa praga chamada trava por região.

[via GoNintendo]

Relacionados: ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • O máximo que podemos fazer é não comprar mais nada da Nintendo e fazer uma revolta enorme no Twitter, pois é o único jeito deles saberem a opinião dos consumidores!

    Quando meche com o dinheiro deles, em um único instante eles ajeitam as coisas…

    Lembrando sempre que quem manda na empresa são os clientes, desde que unidos!

  • A Nintendo quer popularizar o Wii U, mas essa trava por região e a atrelação da conta a apenas um console não está ajudando em nada.

  • Felipe Daidouji

    Não vai demorar muito pro pessoal criar as ferramentas que quebram isso (leia-se Region Patchers), uma atitude que poderia ser evitada se a Big N fosse menos tapada, trava por região é um retrocesso, algo que hoje não faz o menor sentido, “proteger seus mercados” isso é desculpa.
    Bom, vamos ver o que a Sony e a Microsoft farão em seus próximos consoles a respeito disso..

  • Keaton

    Nossa… imagina se o Wii U brasileiro tem trava apenas para jogos e acessórios lançados no Brasil… Deve ser lindo, não poder importar e ainda ter de pagar a ganancia brasileira…

    Vou esperar um USB Loader GX da vida para o Wii U…

  • O Wii ja tinha isso para a Balança

  • Eta Nintendo adora peidar na farofa hein?

  • Pingback: Nintendo 2DS é feito com uma única tela: o nome do console faz sentido? « Meio Bit()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia