Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Prêmio Fundação Conrado Wessel de Fotografia 2013

Prêmio Fundação Conrado Wessel de Fotografia 2013

11 anos atrás

Fundação Conrado Wessel abriu inscrições para o XI Prêmio de Arte 2013 onde o foco é a fotografia. Neste ano serão aceitos ensaios fotográficos com o mínimo de 10 fotos que tenham sido executados entre 1º de janeiro de 2011 e 15 de dezembro de 2012. A competição é aberta tanto para fotógrafos profissionais quanto amadores e o ensaio fotográfico pode ser inédito ou já publicado. Segundo o regulamento da competição entende-se por Ensaio Fotográfico um conjunto de no mínimo 10 (dez) fotografias de uma só temática, de conteúdo etnográfico, paisagístico, ecológico ou socioambiental, desenvolvido no Brasil. O portfólio encaminhado para avaliação deverá conter fotografias de um mesmo trabalho, e não fotografias avulsas e sem conexão. Cada candidato poderá apresentar apenas um trabalho sob o tema Brasil Contemporâneo.

O tema do concurso é amplo, mas existem as delimitações já citadas no parágrafo anterior. Para os iniciantes, cabe lembrar que um ensaio fotográfico deve ter duas regras básicas. Estamos falando das já citadas unidades temática e formal. A unidade temática está bem explicita, é a história que você quer contar para quem vai ver as fotos. A unidade formal é a maneira que essa história vai ser contada e cada fotógrafo pode escolher a sua. Por exemplo, eu posso escolher que minha linguagem formal vai ser contar a história com fotos em preto e branco, feitas em filme médio formato e com uma câmera lomográfica, ou uma antiga Yashica Mat. O próprio meio onde as fotos serão impressas (papel, tecido, vidro, lona, azulejo) pode fazer parte da linguagem formal. Ano passado eu participei da competição enviando as fotos do Shokonsai e, mesmo não ganhando, foi divertido participar, pois alguns alunos aqui da cidade decidiram participar e escolher as fotos para o envio foi muito divertido.

Para quem quiser participar a coisa é bem fácil. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 08 de março de 2013 (bastante tempo para se organizarem) e o resultado final será divulgado no dia 31 de março de 2013 (rapidinho). A cerimônia de premiação vai se realizar no dia 17 de junho na Sala São Paulo, juntamente com a entrega do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina. O primeiro colocado da disputa vai levar para casa R$ 114,3 mil e os segundo e terceiro colocados vão levar R$ 42,8 mil. Um valor muito interessante.

O regulamento completo e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site da Fundação Conrado Wessel. Boa sorte a todos.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários