Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon 1 V2 - Decepcionante

Nikon 1 V2 - Decepcionante

11 anos atrás

Pelo menos é isso que os blogs gringos estão falando tendo como base a análise oficial do DxOMark. Segundo o mais famoso site de análise de rendimento de sensores fotográficos do mundo, a Nikon 1 V2 é pior em qualidade de imagem do que a sua antecessora. Justo agora que pensei que a coisa fosse decolar. A V2 é uma câmera que impressiona por sua aparência e seus recursos e se mostra uma boa opção no mundo das câmeras Mirrorless. Eu sempre critiquei a Nikon por sua decisão de utilizar um sensor tão pequeno em suas câmeras mirrorless, mas o consumidor não ligou muito para isso e levou em conta apenas o nome da empresa, fazendo da linha Nikon 1 uma das mais famosas da Europa. Essa é uma pequena diferença entre o que os críticos apontam e o que o consumidor realmente acha.

O principal ponto a ser destacado nesta análise do DxOMark é que a V2 não conseguiu superar sua antecessora, uma coisa que esperamos ser o mínimo com o desenvolvimento da tecnologia, mas, pior que isso, conseguiu ficar bem abaixo do rendimento da V1. Na marcação oficial a Nikon 1 V2 alcançou a marca de 50 pontos, enquanto a Nikon 1 V1 e a Nikon 1 J2 alcançaram a marcação total de 54 pontos. O pior é que ela perde em quase todas as categorias individuais também, ganhando apenas em uma pequena melhora na qualidade do ISO elevado. O DxOMark é enfático em aconselhar o consumidor a não embarcar nessa furada e esperar a próxima geração da linha Nikon 1. Eu vejo isso como uma pancada muito forte para a Nikon e, infelizmente, não tem como defender um equipamento com vários recursos legais e que o único defeito é a qualidade de imagem.

O blog espanhol Foto Actualidad defende que o problema é o sensor de 14 megapixels fabricado pela Aptina e que a solução para os problemas da Nikon é voltar a trabalhar com os sensores Sony. Tudo bem que a qualidade Sony nos sensores utilizados pela Nikon é inquestionável, mas entendo a necessidade da empresa em ter outras opções no fornecimento de uma peça tão importante para a câmera. Infelizmente desta vez não deu certo.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários