Nikon 1 V2 – Decepcionante

Pelo menos é isso que os blogs gringos estão falando tendo como base a análise oficial do DxOMark. Segundo o mais famoso site de análise de rendimento de sensores fotográficos do mundo, a Nikon 1 V2 é pior em qualidade de imagem do que a sua antecessora. Justo agora que pensei que a coisa fosse decolar. A V2 é uma câmera que impressiona por sua aparência e seus recursos e se mostra uma boa opção no mundo das câmeras Mirrorless. Eu sempre critiquei a Nikon por sua decisão de utilizar um sensor tão pequeno em suas câmeras mirrorless, mas o consumidor não ligou muito para isso e levou em conta apenas o nome da empresa, fazendo da linha Nikon 1 uma das mais famosas da Europa. Essa é uma pequena diferença entre o que os críticos apontam e o que o consumidor realmente acha.

O principal ponto a ser destacado nesta análise do DxOMark é que a V2 não conseguiu superar sua antecessora, uma coisa que esperamos ser o mínimo com o desenvolvimento da tecnologia, mas, pior que isso, conseguiu ficar bem abaixo do rendimento da V1. Na marcação oficial a Nikon 1 V2 alcançou a marca de 50 pontos, enquanto a Nikon 1 V1 e a Nikon 1 J2 alcançaram a marcação total de 54 pontos. O pior é que ela perde em quase todas as categorias individuais também, ganhando apenas em uma pequena melhora na qualidade do ISO elevado. O DxOMark é enfático em aconselhar o consumidor a não embarcar nessa furada e esperar a próxima geração da linha Nikon 1. Eu vejo isso como uma pancada muito forte para a Nikon e, infelizmente, não tem como defender um equipamento com vários recursos legais e que o único defeito é a qualidade de imagem.

O blog espanhol Foto Actualidad defende que o problema é o sensor de 14 megapixels fabricado pela Aptina e que a solução para os problemas da Nikon é voltar a trabalhar com os sensores Sony. Tudo bem que a qualidade Sony nos sensores utilizados pela Nikon é inquestionável, mas entendo a necessidade da empresa em ter outras opções no fornecimento de uma peça tão importante para a câmera. Infelizmente desta vez não deu certo.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Keaton

    Já não é bem um espanto isso… as mirrorless da nikon são uma piada… de muito mal gosto.

    Porém este DxOMark não me parece ser um teste tão confiavel… digo, não entendo como apenas cinco ou seis atributos do sensor definem a qualidade da camera. =P

  • Pingback: Nikkor 32mm f/1,2 para a Nikon 1 « Meio Bit()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja