Meio Bit » Arquivo » Ciência » O fim do mundo foi anteontem (em Minas Gerais)

O fim do mundo foi anteontem (em Minas Gerais)

A terra tremeu em Minas Gerais: o Brasil estaria preparado para um terremoto?

11 anos atrás

Como alguns de vocês devem saber, eu estou morando em Los Angeles. E a Califórnia é muito bem conhecida por ter bastante terremoto. Comunicando-me com minha mãe que está em Recife, eu contei para ela (brincando, claro) sobre o “fim do mundo em 2012”. Hoje ela me ligou para avisar sobre o terremoto que aconteceu em Minas Gerais, chuva em São Paulo e um suposto vulcão na Rússia. Acidentes naturais acontecem todos os dias, nós apenas não prestamos atenção à eles.

Lendo um livro: “How To Get Ideas” do Jack Foster, dá para se ter uma noção do que eu estou falando. Em uma parte do livro ele diz: “Se você quer comprar um carro X, você passará a ver mais freqüentemente este carro X. Isso significa que só por que você demonstrou interesse nesse carro, o número dele aumentou? Não, os carros sempre estiveram ali, você apenas não enxergava-os”. Ocorre basicamente o mesmo com desastres naturais: por conta da atenção da imprensa, é criado todo um circo de terror em volta daquela história. A mídia deveria servir para informar as pessoas e não assustá-las.

O que aconteceu em Minas Gerais pode ter sido um caso bem isolado. Bom lembrar que todos nós estamos em cima de gigantes placas tectônicas. Algumas são mais suscetíveis à colisões, resultando em terremotos e vulcões, enquanto outras possuem leve ou moderada atividade. E sabe o que é mais engraçado? Eu peguei uma imagem em um blog chamado Gnosis Online, cujo assunto é: Fim dos Tempos.

tabela2

O texto foi todo produzido com um objetivo: tentar explicar o fim do mundo. Já começando com o título: Incrível aumento do número de terremotos. Ele conta desde o século I. Será que você está pensando no mesmo que eu estou pensando? A velha escala Richter foi proposta em 1935 e ela pretendia apenas medir os abalos sísmicos do sul da Califórnia. Órgãos como o brasileiro "Observatório Sismológico" foram criados nos anos 60, o mesmo ocorreu com o órgão United States Geological Survey's. Ou seja, basicamente, a maioria dos órgãos de medição começaram a ser implantados no século XX. É óbvio que o número de terremotos do século I ao século XVIII era pequeno, não tínhamos como medí-los ainda!

O OBSIS ainda fez um favor gigante para minha pesquisa e colocou os últimos terremotos no Brasil. O terremoto do dia 19 de dezembro em Montes Claros foi de 3,9 graus na escala MW. O tremor foi tão irrelevante que só apareceu nos sites brasileiros, pois os sites internacionais só exibem tremores 5+ na escala MW (segundo uma informação que vi no próprio site da OBSIS). O mais engraçado é saber que houve outro tremor de 2,3 graus em 15 de agosto, mais um de 2,9 graus em 12 de setembro, um terceiro de 1,9 graus em 17 de outubro e outro de 2,3 graus na escala MW em 15 de novembro de 2012. O interessante é que apenas o mais recente fôra largamente noticiado pela imprensa no país.

placas-tectonicas-648x430

Qualquer país em qualquer lugar do mundo é susceptível a ter terremotos: estamos morando em cima de malditas placas tectônicas e há também várias falhas geológicas por aí! O problema é simples: o Brasil não tem nenhuma estrutura para receber este tipo de evento. Sim, você pode aplicar esta frase para qualquer tipo de evento, de Copa do Mundo até terremotos. É por isso que casas são interditadas com um tremor de 3,9 graus na tal escala de magnitude de momento sísmico. Oito casas ficaram condenadas com o terremoto naquela região mineira, onde há uma falha geológica. Duas precisam ser totalmente demolidas e seis precisam ser reformadas. Imagine um terremoto maior: a cidade toda vai para o chão!

É exatamente por esse fator, pela falta de preparo das cidades e principalmente pela grande atenção da mídia, que as pessoas ficam assustadas com as tais profecias maias do “Fim do Mundo em 21 de dezembro de 2012”. Ora, São Paulo é famosa pela chuva. Nos dias em que estive aí, nenhum dia não choveu. Idem para o Rio de Janeiro. Ou da seca no Sergipe. Ou o vulcão na Rússia (a região tem 29 vulcões ativos).

Resumindo: qualquer catástrofe em países de terceiro mundo, sempre é pior do que em países de primeiro mundo. Pelo simples fato de que eles não possuem estrutura para suportar determinados eventos naturais. Claro que um terremoto de 7, 8 ou 9 graus é pior em qualquer tipo de país, mas qualquer dano pode ser minimizado com a engenharia correta e o governo correto.

O pior? É gente pedindo explicação do governo para os terremotos. Eu acho que o governo deveria explicar, oferecendo livros de ciência básica de graça.

OBS: O site do OBSIS não possui nenhuma forma de ajuda para o que fazer em caso de terremotos. Diferentemente do USGS que não apenas possui um espaço para ensinar sobre terremotos como também um guia do que fazer em caso de terremotos.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários