Como montar uma video wall de supervilão

veidt

A grande maioria das placas de vídeo se limita a ter duas conexões, em geral uma HDMI e uma DVI. Algumas vem com VGA também, mas só duas funcionam ao mesmo tempo. De qualquer jeito acabamos com dois monitores com conexões diferentes.

É legal o bastante para trabalhar normalmente com dois monitores (o que recomendo muito) mas se você faz a mesma coisa todas as noites, precisa de um setup mais adequado a um supervilão, com muitos monitores. Aí que entra essa plaquinha da ELSA baseada no design nVidia NVS-510.

 

nvidia

Com 2 GiB de DDR e 192 núcleos CUDA, a danada comporta 4 conectores DisplayPort 1.2, cada um com resolução máxima de 3840 x 2160 pixels.

Conectando 4 monitores você pode tratá-los como entidades individuais ou fazer o sistema operacional achar que são todos um monitor só. Aí ele terá a obscena resolução de 7680 x 4320.

Querendo, pode colocar na horizontal e ter 15360 x 2160.

Para dar uma idéia, abaixo em vermelho 7680 x 4320. Em verde, uma tela FullHD 1920 x 1080.

resolucaobocal

Se você comprar uma Sapphire PB-CI7X79N (260,76 €) terá nada menos que SEIS slots PCI Express, encha de placas e terá 24 monitores. Lex Luthor se roeria de inveja. Depois mandaria alguém te matar, mas se roeria.

Infelizmente não há ainda no site oficial informações de preço ou disponibilidade.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • É bom mesmo pra ver videos mas pra jogar ou usar algo que use um pouco mais de gráfico acredito que ela vai se ajoelhar e pedir para parar…..

    • Carlos Magno GA

      Sempre se pode colocar mais dinheiro* na equação >:-).

      * embora dinheiro normalmente seja um problema. Mas se você for usar 4 monitores 4k para jogar, não é.

      • Ué, porque não… imagina a coisa linda!

        • Carlos Magno GA

          “Mas se você for usar 4 monitores 4k para jogar, não é.”

          Se você tem 4 monitores 4k, dinheiro não é problema.

  • O problema é achar monitores 3840 x 2160 🙂

    • No brasil né? Ja que Apple e dell tem esses monitores

  • A subestação de energia elétrica para guentar isso tudo vem inclusa no pacote ou deve-se comprar separado?

    • Unfear

      Pena que você não seja super.

      • Cussuol

        Boa. Um supervilão que se preze não pode deixar de ter seu próprio reator nuclear no covil.

  • Bruno Santana

    Opa, acho que as amd/ati de série 6 (já antigas) suportavam 6 telas de vez, cada placa. Não era não?

    • sim faz, só o custo de uma palca ( top, somente as tops tinham essa opção ) é maior…

  • A Nvidia top já suportam 3 monitores, as AMD/ATI com eyeinfinity já suportam 6 monitores.

    Isso sem falar em outras soluções como o Matrox Tripple Head, que tem a grava limitação de 60 hertz.

  • Carlos Magno GA

    Eu com um monitor de 22″ polegadas já tá bizarro, imagina com 24 monitores.

    P.S.: Em Mass Effect 3, a Liara T’soni tem dentro da Normandy uma sala com dúzias de monitores, e eles seguem o seu personagem, orientando-se sempre que você vira o seu ângulo de visão:

    http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20120318144055/masseffect/images/b/be/Normandy_-_Liara.jpg

  • Marcelo Iha

    Não conhecia essa placa, mas estava pesquisando justamente esse tipo de VGA com múltiplas saidas funcionais. Aqui na Amazon do Japão ela custa caro, 49800 yenes (591 dólares). A GF-GT610-QUAD/4DVI sai por 6185 yenes. A Galaxy tem a GF MDT QUAD GRAPHICS DVI que custa 10980 yenes e a GF PGTX560TI/1GD5 MDT5 que custa 21000 yenes ( com 5 saídas de vídeo!). A Leadtek tem a WFGT640-2GD3ATX4 por 9634 yenes.

    Toda série 600 da nvidia aguenta 3 monitores e algumas raras vem com dois conectores HDMI, pra quem pretende usar TV’s: Zotac GeForce GTX550TI Multiview 15000 yenes e GTX560 Multiview 21000 yenes. Teve uma promoção dessa placa na Amazon JP por 12 mil e eu bobeei e perdi. Acabei comprando uma GTX650TI Gigabyte sem nada de especial, exceto talvez pela durabilidade, que o tempo dirá. Ainda assim um belo upgrade pra quem usa uma 6600GT de 128Mb …

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia