Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Kodak [ainda não] morreu, mas Apple e Google já pediram juntas o cadáver no cardápio

Kodak [ainda não] morreu, mas Apple e Google já pediram juntas o cadáver no cardápio

Apple e Google, empresas rivais, juntam forças para comprar patentes da Eastman Kodak Company por um custo relativamente baixo.

11 anos atrás

Neste final de semana, Apple e Google uniram-se num consórcio que pretende (quase) tirar a Kodak do fundo do poço: eles oferecerão pouco mais de US$ 500 milhões por 1.100 patentes na tecnologia de captação das imagens digitais. O consórcio inclui várias outras empresas presentes no time da Apple (Microsoft) ou da Google (Samsung, HTC e outras fabricantes asiáticas de smartphones Android) que desejavam manter baixos os custos relacionados à tais tecnologias.

Cada time oferecia bem menos de 500 milhões de dólares à Kodak pois ninguém queria pagar muito mais que tal patamar e, ao invés de a Apple e Google disputarem algum tipo de leilão valorizando a Kodak, todos preferiram fazer o acordo entre cavalheiros: dessa maneira, todas essas empresas conseguiram diluir ainda mais os investimentos e evitarão futuras guerras de patentes no ramo da fotografia digital. Outra vantagem é poderem pagar, em conjunto, uma melhor esmola à infeliz empresa de fotografia, fundada por George Eastman lá em 1889.

Laguna_KodakTheatr_12dez2012

Entrada do Kodak Theatre em 2002, agora Dolby Theatre

O tio Laguna fica a imaginar como a Eastman Kodak Company recuperar-se-á depois de encerrar a produção de filmes fotográficos, deixando também de fabricar câmeras digitais e, ainda por cima, vender todas essas patentes. Simplesmente não vai: a empresa vale 5,1 bilhões de dólares e possui dívidas de US$ 6,5 bilhões, sendo que 950 milhões de dólares dessas dívidas eram para serem pagas com a venda das patentes e, em teoria, tirar a empresa do Eastman da concordata. A Kodak achou que teria o mesmo “final feliz” da Nortel ou Motorola e conseguiria no mínimo 1 bilhão de dólares pelas patentes de fotografia digital, mas terá sorte se arrecadar mais da metade desse desejado valor.

Nunca tive uma câmera da Kodak, mas me lembro que, durante minha infância e adolescência na fotografia analógica, eu comprava rolos 35 mm da Kodak de 36 poses na Abafilm (loja especializada em fotografia aqui de Fortaleza) para a minha câmera compacta Yashica alguma coisa… Achei triste ver a Kodak sendo substituída pela Dolby no nome do teatro onde acontece a festa de premiação do Oscar: estamos apenas ouvindo à cruel e dolorosa morte de uma gigante que nos ajudou a preservar tantas lembranças visuais.

relacionados


Comentários