Meio Bit » Arquivo » Hardware » Esquadrão A - A de Alá

Esquadrão A - A de Alá

11 anos atrás

Tom Clancy diz que a guerra é o ambiente mais darwinista que existe. É verdade, e de um jeito ou de outro ajudam a avançar a ciência e a tecnologia. Mesmo a Guerra Fria foi ótima para o programa espacial, mas o melhor de tudo é que esse avanço não ocorre somente no nível das nações, mas até dos indivíduos.

No Iraque, depois da queda de Saddam surgiram os IEDs, uma sigla chique para bomba caseira. Algumas detonadas por fios, outras por celulares, mas todas dando trabalho a uma força inimiga que não estava acostumada aquele tipo de combate.

Hamas, Hezbollah e outras organizações montam fábricas improvisadas de foguetes e UAVs, o que chega a ser irônico. Uma organização terrorista cercada consegue manter mais UAVs no ar do que o Brasil.

Na Líbia os rebeldes botaram seu conhecimento de engenharia e mecânica para trabalhar, e se saíram com armas incríveis, adaptadas até de aviões derrubados.

Por causa de George Lucas, aliás, o termo "rebeldes" ganha uma associação positiva, e convenhamos todo mundo adora um vira-lata, a imagem romântica dos fracos se unindo e derrotando o tirano sempre funciona. Bolas, Rambo derrubava helicóptero com arco-e-flecha.

Quando isso tudo se junto ao interesse geek por tecnologia, É show. É o caso do SHAM II, esse blindado do vídeo. Construído por um engenheiro rebelde tem uma blindagem de 1 polegada, capaz de resistir a boa parte do armamento leve do Império Governo Sírio, e uma metralhadora de controle remoto.

O motorista utiliza câmeras para se localizar, e se for preciso atacar o inimigo, a arma é movida com um gamepad de PS2 (se não me engano). Não me parece que ele marque pontuação. A parte ruim é que não rola respawn.

Não é o mais eficiente? Não. Pode ser colocado fora de combate com um RPG? Sim, mas é bem melhor que o SHAM I, e o SHAM III será melhor ainda. Quanto mais tempo os conflitos duram mais rápido as invenções aparecem, pois se a necessidade é a mãe da invenção, a sobrevivência é a avó de todas.

De resto, aposto que você também imaginou uma montagem mostrando a construção desse tanque ao som do tema do Esquadrão Classe A...

Fonte? LWJ

relacionados


Comentários