Meio Bit » Arquivo » Software » Cuidado: Ubuntu é Spyware!

Cuidado: Ubuntu é Spyware!

11 anos atrás

A denúncia vem direto da boca de Richard Stallman, Santo Padroeiro do Software Livre.

Em um post na Free Software Foundation Stalin Stallman classifica o sistema de buscas em desktop do Ubuntu como spyware e “código de vigilância”. A acusação é baseada no fato de que quando um usuário do Ubuntu faz uma busca local, a string de busca é enviada para a Amazon e usada para exibir publicidade.

A Canonical se defende. Claramente disputando com o Mr McAfee o título de milionário mais cara-de-pau, Mark Shuttleworth explica que NÃO é publicidade pois não cobram da Amazon as exibições. Diz que estão apenas atendendo ao desejo dos usuários e mostrando MAIS informações baseadas nas buscas. CLARO, afinal se eu busco Luciana Vendramini no meu desktop tudo que eu quero é um monte de links da Amazon.

Como toda boa declaração do Stallman, essa é mais uma tempestade em como d’água. Desligar as buscas online se resume a UM CLIQUE nas telas de configuração do Dash. É antipático? Com certeza, mas você já está recebendo um sistema operacional decente de graça, custa deixar os caras tentarem faturar pro leitinho das crianças? Nem é obrigatório, é opcional.

Nope. Stallman quer mais: Clama para que as pessoas que recomendam ou redistribuem sistemas operacionais livros removam o Ubuntu de suas listas, não o instalem em Install Fests, que avisem que ele está banido por espionagem.

Bela liberdade essa.

A Canonical já avisou que as buscas online vão continuar, são um recurso que aparentemente caiu no gosto dos usuários não-fanáticos. De resto, Microsoft e Apple agradecem. Concorrência autodestrutiva é o que já.

relacionados


Comentários