Perder o multiplayer online não é privilégio dos consoles

dori_flig_10.12.12

Quem joga em consoles sabe que nesta geração, com a popularização das partidas online surgiu um novo problema, o desligamento dos servidores por parte das desenvolvedoras, sempre alegando a falta de interesse das pessoas em tal funcionalidade. Isso faz com que o multiplayer através da internet deixe de funcionar nesses títulos e agora ficamos sabendo de um caso que começa a atingir os jogadores de PC.

Tudo começou quando a Glu adquiriu o Gamespy, conhecido serviço que antes pertencia ao site IGN e é responsável por oferecer servidores e toda a tecnologia que faz esses modos funcionarem. Para utilizá-lo as desenvolvedoras precisavam pagar uma taxa mensal, mas sem que nenhum aviso prévio fosse dado, os novos proprietários começaram a desligar os servidores de vários jogos mais antigos.

Um dos títulos afetados foi o Sniper Elite, o que fez com que a Rebellion soltasse um comunicado tentando se eximir da culpa. De acordo com a desenvolvedora, durante os últimos sete anos eles pagaram para que as pessoas pudessem continuar jogando online sem custo algum e que a decisão da Glu foi tomada sem que eles fossem consultados. Além disso, segundo eles as máquinas só poderão ser religadas mediante o pagamento de uma taxa de algumas centenas de milhares de dólares por ano, algo que se tornaria inviável para um estúdio independente e como para trocar de provedor seria necessário refazer grande parte do código do jogo, o custo seria igualmente elevado.

Através de sua página no Facebook o Gamespy alegou que nem a Namco nem a Rebellion mostraram interesse em continuar dando suporte ao game e entre os títulos que perderam o multiplayer estão o Microsoft Flight Simulator X, Hidden and Dangerous 2, Star Wars: Battlefront, Lord of the Rings: War of the Ring, Neverwinter Nights 1 e 2, Swat 4 e o Battlestations: Midway.

A Glu é aquela mesma companhia que desenvolve jogos para celular e algo me diz que após uma atitude tão estúpida ela logo aparecerá entre as empresas mais odiadas da indústria.

[via PCGamesN]

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Todo jogo tinha que vir com a opção de também se montar um servidor local, dedicado ou não. Os próprios fãs sustentariam o multiplayer depois que a desenvolvedora fechasse, fosse assimilada ou desistisse de dar suporte. Sem multiplayer, o que sobra para Neverwinter Nights ou Star Wars: Battlefront? O capenga modo single-player?

  • Péssimo. Só serve para queimar o próprio filme, além das desenvolvedoras não quererem ou não poderem pagar uma taxa tão absurda que estão exigindo. Está fadada ao fracasso essa tal de Glu…

  • paulokdvc

    Poxa, mesmo com todas as criticas sobre Lord of the Rings: War of the Ring, eu curto demais esse jogo. E mesmo gostando do single, no multiplayer era bacana achar alguem p/ te ajudar nas horas difíceis, quando a inteligencia artificial do jogo não ajudava muito.

  • marcos.petropolis

    A forma como foi tomada a decisão é que foi errada, mas fim de servidores é algo até natural, por mais doloroso que seja.Esses dias mesmo eu me peguei pensando sobre a quantidade de free-to-play chegando ao Steam e me perguntei:será que têm tanta gente assim pra justificar o mantenimento de tantos servidores? Será que algum irá “sair do ar” por falta de jogadores? E isso sempre acontece, infelizmente.A própria Novalogic já me deixou na mão ao desligar os servidores – ou migrar , que é o mais provável – do primeiro Delta Force. Bons tempos….

  • Só para lembrar que o Flight Simulator assim como pessoas chaves da equipe de desenvolvimento não são mais da Microsoft. A Lockheed Martin agora é a dona do FSX, agora chamado PREPA3D, compativel com os incontaveis add ons do FSX.

  • O GameSpy anunciou o encerramento das atividades: http://pc.gamespy.com/articles/122/1227460p1.html

  • Pingback: 31 de maio, o dia em que os servidores do GameSpy morrerão()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja