iPhonefobia não!

gayphoneA gente brinca o tempo todo com estereótipos, mesmo quando são absolutamente irreais, vide os hipsters de Starbucks, uma categoria quase mítica, dada a quantidade de gente diversa que vai nas lojas. Também é divertido fingir que todo usuário de iPhone é macfag, fanático pela Apple, uma espécie de defensor do software livre acima da linha de pobreza (viram? é fácil).

Na prática não funciona assim. Ainda bem, aliás. Só que há um efeito colateral real e nefasto: Gente burra leva estereótipos a sério, como veio a descobrir um estudante chinês de nome Gao.

Fazendo uma entrevista de emprego em Changchun Gao teve suas chances zeradas quando o entrevistador viu que ele tinha um iPhone. Explicou que a empresa não contrata pessoas que tenham celulares da Apple. E não, não era a Samsung.

A explicação é que:

“estudantes que têm iPhones não trabalham. Tudo que têm foi comprado pelos pais. Você não comprou nada com seu dinheiro, você é rico e não consegue aguentar o stress. Trabalhar na nossa empresa é difícil, precisa alguém que aguente a dor e o sofrimento”

Não sei se eu trabalharia em um lugar que se orgulha de promover dor e sofrimento, e se trabalhasse teria sempre no bolso a safeword:

safeword

Mesmo assim, a decisão seria minha. Ou da empresa, se fosse rejeitado por alguma questão técnica. Ter seu caráter avaliado pelo simples fato de possuir um celular de uma determinada marca é ridículo, mas esse comportamento acontece o tempo todo. Perdi a conta de gente que diz “nem leio currículo de quem manda via hotmail”.

Pode até ser que estatisticamente iPhone seja o celular preferido de filhinhos-de-papai na China, mas estatisticamente é o celular preferido de todo mundo, e se um jovem virou noites trabalhando num McDowell’s da vida pra juntar grana e comprar o celular, isso é MAIS sinal de dedicação do que se contentasse com um sdruvs phone xing-ling qualquer.

É complicado e errado determinar o caráter e intenções de alguém baseado em UM fato isolado da vida de um sujeito. A não ser que ela tenha matado Hitler, isso indicaria que esse cidadão é um canalha de marca maior e merece todo o castigo do mundo.

Fonte: CN

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • evertonluiz

    E o stag aqui da firma com um peugeot conversível..

  • [troll on] E aonde está a mentira? [troll off]

  • Acho que a coisa não para por aí, não. Hoje em dia é cada vez mais comum as empresas analisarem perfis dos candidatos nas redes sociais e aí basta uma opinião proferida nas redes, contrária a opinião do entrevistador para dar adeus a vaga.

    • Nesse caso, vou ser bem sincero: espero que não me contratem mesmo. Se algupem mede a pessoa por opiniões, não por competência técnica, esse alguém merece se ferrar

      • Fora que tem empresa que te obriga a entrar no facebook / twitter pra ver seu perfil. não esqueçam sempre de levar um microfone pra gravar as entrevistas.

      • As opiniões dizem tudo da personalidade de uma pessoa. De que adianta o cara ter trocentas qualificações se hipoteticamente for um nojo de ser humano, com discursos de ódio e o caramba? Você o contrataria mesmo assim? Eu não.
        Porém, o entrevistador exigir senhas de redes sociais a candidatos eu não aceito. Todo o resto está ao alcance de uma googlada. Se a pessoa falou o que não devia, que arque com isso. Em suma, não dê mole.

        • Não vejo problema. O cara pode ser racista, xenofobo ou qualquer coisa. Sendo um bom profissional e agindo de forma cordial dentro da empresa nao tem problema.

        • Ronaldo, fui bem genérico no meu texto. Vou especificar e você vai entender.

          Há entrevistador que ao ter uma opinião contrária a do entrevistado, mesmo que o assunto nada tenha haver com a vaga proferida, negue a vaga a esse entrevistado mesmo que ele seja qualificado para tal.

          Por ex.: Vaga para Chef de Cozinha. O entrevistador vê que o candidato a Chef acha o Rafinha Bastos um saco e que ele tem um senso de humor idiota, porém o Entrevistador acho o Rafinha o máximo, bem humorado e mal compreendido e por isso, nega a vaga ao entrevistado.

          • Eu concordo nesse ponto, empresas que levam coisas desse tipo em conta na hora de contratar tem mais que ir pro ralo. Porém há casos e casos.

        • Se ele se provar profissional na postura e guardar as opiniões para o convívio pessoal dele, qual o problema?

          Se a opinião for exagerada, pública e clara no ambiente de trabalho ou próximo a mim, seja quem for(chefe, amigo, colega), basta denunciar no orgão competente e resolver o assunto como merece ser resolvido, no rigor da lei.

        • Então você não contrataria Steve Jobs, pois alem de ser psicopata não gostava de tomar banho. =)

  • Preconceito se tem em praticamente todas as empresas. Aqui no Brasil se voce for um trabalhador ateu/agnostico e tiver um ex-condenado evangelico competindo pela mesma vaga que vc é praticamente certo de vc perder a vaga.

    Mentes sujas são unanimes na crueldade e burrice na hora de rpeservar seu proprio ego.

    • Já tive a impressão de perder vaga por ser católico (e não praticante) em uma empresa com evangélicos.

      • Sim normal. Se vc é catolico e não frequenta uma igreja vc é tratado como lixo tbm.

        • Não digo lixo, mas a bíblia é clara Arnaldo, para ser católico precisa ser praticante.

          • Orador dos Mortos

            E condena ao desemprego também?

          • Rodrigo, onde está escrito isso? Que é necessário ser “católico” e ser “praticante”? Eu conheço tiago 1:27, que define outra coisa completamente diferente. Abraço!

          • Vejamos, se dizes acreditar em algo, ou se acredita ou não, só no Brasil temos essa de praticante ou não para que pessoas sejam socialmente aceitas, não tem em lugar nenhum escrito, mas me parece óbvio que ou eu acredito em algo ou não, eu por exemplo não sou um ateu não praticante, ou eu acredito, ou não acredito que existe um deus, não fico em cima do muro só para ser socialmente aceito, não digo que sou católico mas não sigo os mandamentos da bíblia, crer e seguir os mandamentos da bíblia são um dos preceitos para ser católico.

            Pode se dizer cristão, religioso, o que quiser, mas se ignorar a bíblia, os mandamentos e não for na igreja fica dificil dizer que é catolico, por mais que saiba usar o google para buscar trechos da bíblia, como eu também sei.

            Sobe a citação de Tiago, como bom cristão, mostra a parte que lhe interessa, vejamos mais trechos deste livro fantasioso, como Levítico 12:
            Disse mais o Senhor a Moisés:
            2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; assim como nos dias da impureza da sua enfermidade, será imunda.

            Ou ainda, Deuteronômio, 22:
            20 Se, porém, esta acusação for confirmada, não se achando na moça os sinais da virgindade,
            21 levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão até que morra; porque fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai. Assim exterminarás o mal do meio de ti.
            22 Se um homem for encontrado deitado com mulher que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. Assim exterminarás o mal de Israel.

            Ou então, Efésios 5
            22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
            23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.

            Ou quem sabe, Colossenses, 3

            18 Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.

            Este é seu guia espiritual? para mim parece um guia macabro, mas como bom cristão deve seguir os mandamentos, a bíblia e os supostos ensinamentos do supostos deus, se és de fato católico.

          • A bíblia é o livro mais preconceituoso do mundo. Além de contraditório, como nos seguintes trechos:

            Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. (Deuteronômio 6:5) (Mateus 22:37)
            O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás. (Deuteronômio 6:13) (I Pedro 2:17)

            Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16).
            Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23).

            Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5).
            Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10).
            Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12).

          • Rodrigo, eu fiz a pergunta, porque o “Truestory”, falou que “se não frequtenta uma igreja…” e no seu comentário eu entendi que entre as “práticas” vc entende que frequentar uma igreja seja um mandamento bíblico.

            Por mais polêmico que isso possa parecer, eu não vi isso escrito em lugar nenhum da bíblia.

            Eu vejo muito escrito que o que o Pai quer é simplesmente que amemos o próximo.

            Inclusive, se vc procurar direitinho, vc vai ver o Pai dizendo, através dos profetas, para o povo parar com os atos de cultos religiosos, porque não é isso que ele quer.

            Eu também li Jesus falando que não aceita louvor dos homens…

            Quanto à Levitico, Deuterenômio, etc…. saiba que o mesmo levítico manda guardar o sábado, por exemplo, ah…. também tem aquela história de cortar o prepúcio…

            sem contar o fato de ter que fazer o sacrifício de animais… e tem que ser em Jerusalém, hein.. não pode ser em outro lugar….

            É claro, que o que foi dito na Lei de Moisés, foi escrito para o povo de Israel. Se vc não é Israelita, aquilo não é para vc.

            Aquilo tudo era sombra do sacrifício perfeito que foi feito em Jesus, e este só deu um mandamento: Amar ao Próximo.

            “E nisto conhecerão que sois meus discípulos….”

            Igreja não é um local de reunião, nem muito menos um local “sagrado” na terra.

            Igreja, sou eu, é vc, é o mendigo na rua. São todos os que acreditam no Messias e tem nEle a esperança da vida Eterna.

            Ame ao Criador, ame ao próximo.

            Leia em Hb 13:16 qual sacrifício agrada à Deus.

            Leia em Is 58:6-7 e em Zc 7:3-14 qual Jejum agrada à Deus.

            Em 1Jo 4:20-21 como podemos afirmar que amamos à Deus.

            Em Miquéias 6:8, o que Deus já falou que nos pede que façamos.

            Que o Pai possa abrir seus olhos.

            Abraço meu irmão.

        • Jesus ama os errados e os certos =) Recicle.

      • Carlos

        cara, perguntou sua religião,é certo

    • Charles L’Astorina

      Qual o problema com o cara ser ex-condenado?

      • Nenhum. o negocio é o “coporativismo” evangelico.

      • cquintela

        Se for no Brasil muito, a chance do cara ter matado 20 com requintes de crueldade e ter ficado preso apenas 3 anos é imensa. Não diria que ele se recuperou nesse meio tempo.

      • Nenhum, mas convenhamos que como critério de desempate, ex-assassino vs ainda não assassino ajuda.

      • Felipe Lima

        ninguém coloca uma raposa para cuidar do galinheiro

  • Leo Carvalho

    Ah, Mc Dowell`s. O melhor lugar no Bronx pra comer um Big Mick.

  • Eu não contrato ninguém que manda curriculum pelo hotmail. Aliás, eu passo a nem considerar, na vida, uma pessoa que se comunica usando essa aberração da comunicação eletrônica.

    • falou o manjester que admira o Mr. Catra

    • AnGr4

      Parabéns. Uso o hotmail desde seu lançamento e como esse meu email é muito divulgado, dificilmente o abandonarei. Se você entende minimanente de informática (o que não é seu caso por falar uma besteira dessas) sabe que qualquer ciiente de e-mail resolve o problema da interface do hotmail com 3 cliques. Ops, sem querer dei uma dica…

      • Tudo bem, é mais profissional você mandar um currículo do email fulano.beltrano@xxxxxx.xxx.xx do que de um algum tdo tipo assim: pegageralasgatinhas@xxx.xxxx.xx.
        Agora desconsiderar o cara porque usa Hotmail, tá de sacanagem…

      • Felipe Lima

        dependendo da área, seria melhor comprar um domínio só pra deixar mais profissa

        • Para ser mecânico de ferrari eu tenho que chegar de ferrari?

          Sou vendedor da rolex, logo vou trabalhar de metrô todos os dias, mas nunca esqueço o meu rolex em casa.

          Tá bom já fui desqualificado numa entrevista na area de TI da MTV pq não possuia nenhuma tatuagem, ou era fã de alguma banda nacional.

    • Bom saber, assim não mando um curriculum pra sua empresa nunca (e nem uso hotmail).

    • Usar o hotmail pelo client de um celular é o mesmo que usar o gmail ou yahoomail, “complete aqui seu mail” e até mesmo como o exchange em alguns casos, o que tem de aberração nisso?

      O grande defeito que vejo no hotmail foi ter me enviado uma mensagem quando completei 10 anos de usuário, realmente os anos teem passado muito rápido.

    • Eu nao contrato empresa q se comunica utilizando o hotmail, uma pessoa fisica, acho q ate normal, agora uma empresa, o minimo q se espera é um dominio proprio…

      • Tudo depende do ramo e da empresa

        • sem exceção alguma… falta de profissionalismo, como eu falei… pessoa fisica ok… empresa nunca…

  • shaolinmaru

    Se a empresa “precisa alguém que aguente a dor e o sofrimento”, então ela só contrata quem usa Internet Explorer?

    • Felipe Lima

      aonde vc acha q o IE6/7 continua sobrevivendo?

      • tu nao tem ideia de qta gente ainda usa IE6/7

        • no Brasil 1,6% das pessoas.

          Na Asia mais de 50%.

        • No mundo inteiro o uso do IE tem caído dastricamente. Por vários fins de semana o Google Chrome ultrapassou a quantidade de usuários do IE em números absolutos. Ou seja, o que antes jamais era pensado, hoje é realidade que o IE não é mais soberano mesmo.

  • A questão é: O cara ia querer trabalhar numa empresa que tem uma aberração dessas como chefe?
    Eu nunca peguei nada disso em entrevista para emprego, só em entrevista para projetos dentro de uma empresa que já era cliente. Me perguntaram se eu tinha iPhone ou android. Eu tenho Windows Phone e não ganhei o ponto extra que eles estavam dando para quem tivesse um android com custom rom instalado, mesmo eu tendo uma custom rom no meu Windows phone.

    • Felipe Lima

      pq vc não disse q tinha os três?

      • E na verdade eu tinha mesmo os 3 OSs, mas como os outros dois são subutilizados eu nem lembrei

  • Aqui no Brasil fazem melhor, na base do “deixe que a gente liga pra vc”.

  • China é um país fabril. Pensamento industrial é assim.

  • Seguindo a linha de alguns comentários deste post, realmente hoje muitas empresas acham estranho o candidato não ter perfil em redes sociais. Elas imaginam que o cara tem algo a esconder publicamente. Ou seja, não se pode ser uma pessoa reservada. Isto não só é ridículo como demonstra uma ignorância extrema do que representa a internet. Querem poder monitorar o que o cara faz fora da empresa em seu horário livre. Se não souberem, o cara é suspeito… Nunca vou deixar de me admirar com a estupidez humana.

  • Orador dos Mortos

    Hitler está morto?????

  • Quer se dar bem numa empresa? Pelos métodos tons pastéis? Baixe o manual de padrão de qualidade da Rede Globo, exemplos: não entre em conflito, evite saias justas, roupas neutras, cabelo normal, seja belo e tenha uma boa voz, enfim seja um pastel.

    O problema é que alguns “métodos” de piscolocos de RH tornaram-se o “joginho” de muitos contratantes e asneiras como fulano está sentado arqueado para a frente com os dedos entrelaços significa que o cara não está feliz com o que está ouvindo e “se fechou”, ou então ele está falando com insegurança logo demonstra que não está preparado parao cargo e não irá “performar” bem ao longo dos anos.

    Horra, quem que numa entrevista de emprego tem nervos de aço? Quem garante que a pessoa que fala sem demonstrar nenhum defeito é a pessoa mais competente da face da terra?

    Não sei qual é a eficácia deste método, mas continua valendo muito o “QI”, nunca vi ninguém entrar numa empresa simplesmente porque o psicoloco disse que era ele a pessoa perfeita para a vaga e, pior ainda, pior eu disse, é muito comum entrar uma pessoa que possui todos os vicios que o psicoloco adora apontar o dedo, e mesmo assim o candidato “performou” muito bem o papel para o qual foi contratado.

  • Rafael Vieira

    Não vejo pq o preconceito com o pessoal que usa Hotmail como email principal. Se a empresa quer realmente saber quem é essa pessoa, que olhe o Orkut dela.;

    • Quem usa Orkut ainda?! Só os “ném” usam Orkut.

      • Rafael Vieira

        Pensei que não fosse necessário colocar a tag [/ironia]

  • “…e se um jovem virou noites trabalhando num McDowell’s da vida pra juntar grana e comprar o celular…” #RiMuito

    Muito boa referência a “Um Príncipe em Nova York” (original “Coming to America”).

  • Daniel Araujo Fernandes

    O que quer dizer aquela safeword?? Comecei a digitar ela no translate, usando o mapa de caracteres… mas nao consegui encontrar todos!!

  • No meu primeiro emprego quase cai fora da seleção (fiquei sabendo isso uns anos depois) pois portava um handheld HP200LX em 1999. Um ano depois implantaram a ISO que aboliu os papéis com informações da operação, ficando apenas na intranet. Como a intranet cai seguido, ou se apelava para a memória dos colaboradores, ou para o meu Palm III recém adquirido, que com 2 mega de memória armazenava a operação inteira. Após o fato começou a pipocar os palmtops.

  • tenfelipe

    Caramba, esse cara estava se candidatando a uma vaga aonde? Em Mordor?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja