Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Razões pela qual falhamos (e como mudar isso)

Razões pela qual falhamos (e como mudar isso)

11 anos atrás

Eu não pretendo transformar o MeioBit em um LifeHacker da vida. Mas eu achei espetacular este artigo do High Existence sobre as 10 razões pela qual falhamos (e como mudar isso). Resolvi então fazer uma tradução (com as minhas palavras, para não ficar um Translate da vida). Não é falta de assunto, eu recebo mais de 600 notícias novas todos os dias sobre tecnologia. Mas creio que se entendermos as razões pela qual falhamos em determinados aspectos da vida (trabalho, escola, faculdade, dinheiro, etc.) nos tornamos bem mais consciente para tomar qualquer decisão importante em nossa vida.

1) Falta de um propósito bem definido para viver

Eu quero ficar rico. É o desejo da grande maioria da população. Mas como você quer ficar rico? Trabalhando? Montando uma empresa? Ou esperando um cupom premiado da loteria voar até a sua mesa? Como disse o HE: É muito difícil tropeçar em cima do sucesso do que focar sua intenção de realizar um objetivo específico e esforçando para a sua realização.

2) Falta de ambição para mirar acima de mediocridade

O sucesso requer trabalho duro, motivação e persistência. É a questão de "ser apenas mais um na multidão" e que está sendo repetida horas e horas pelo meu irmão ao meu lado (sabe quando alguém fica repetindo uma frase e a gente se cansa? Pronto.). Apesar da "chatice" do meu irmão, a frase que ele diz é verdade: "Think outside the box". Pense fora da caixa, do comum, do medíocre. Sergey Brin e Larry Page não pensaram apenas num diretório de sites quando lançaram o Google (já existia o Yahoo fazendo isso). Pensaram em um buscador de sites e depois aperfeiçoaram com o Google Adwords que gera grande parte da receita da empresa.

3) Falta de disciplina

A disciplina só pode ser adquirida com controle próprio. É a falta de disciplina que atrapalha a obtenção completa do seu propósito de vida. E não, disciplina não se obtém de um dia para o outro.

4) Procrastinação

Sabe o livro "O Segredo"? Todos aqui do Meio Bit já sabem quão balela é aquele livro inteiro. Acho que não existe nada de aproveitável naquele livro. Talvez apenas a comprovação de que placebo geralmente funciona. Apenas pensar sobre algo não vai lhe fazer conseguir o que você está almejando. É como citei acima: não adianta pensar em ser rico e esperar o bilhete premiado.

5) Falta de persistência

I have not failed. I've just found 10,000 ways that won't work – Thomas Edison. Ok, esqueçamos um pouco sobre Nikola Tesla e toda a polêmica envolvendo ele e Edison. A questão é: tentar, tentar e tentar. Um exemplo do mundo moderno? Rovio. A empresa lançou vários jogos até um emplacar: Angry Birds. E o sucesso? Basicamente todo mundo conhece o jogo. Desistir só por que está dando errado não é a solução. A solução é aprender aonde está o erro e tentar ao máximo corrigi-lo.

6) Personalidade negativa

Meu dia está uma droga, meu dia é uma droga, minha vida é uma droga. Faça o seguinte, saia de madrugada, ande na rua e veja a quantidade de gente que está dormindo na rua, no frio/calor. Pessimismo é péssimo. Não é ser otimista o tempo todo, nem ficar falando que é a "realidade". O mundo pode estar uma droga, eu ainda enxergo coisas boas nele.

7) Medo das criticas e da rejeição

Eu já teria desistido de escrever aqui faz um bom tempo. Eu entendo que as críticas e as rejeições significam somente uma coisa: a pessoa que as está recebendo precisa de inteligência (não digo de conhecimento, inteligência mesmo) para reconhecer que aquilo na verdade é um elogio, só que ao contrário. Entendeu? Não? Ok. As críticas positivas ou negativas servem como um feedback para as pessoas. Aqui no Meio Bit, por exemplo, eu recebo bastante críticas negativas sobre a forma como meus textos são escritos (e eu tento ao máximo mudar, mas isso não vai ocorrer da noite para o dia). O medo da rejeição atinge tantas pessoas que eu conheço que eu fico abismado. Medo de críticas? Recebi diversos elogios pela "coragem" em escrever sobre o Grindr. Não tive coragem alguma, escrevi apenas um texto sobre um aplicativo que eu costumo utilizar.

8) Falta de um poder de decisão bem definido

As pessoas que tem um poder de decisão lento ou que falham em decidir algo possuem grande chance de falhar em quase tudo. É a famosa: tome a iniciativa. Decida logo, pense rápido e não falha.

9) Falta de concentração

Isso é uma causa de fracasso em qualquer ambiente. Seja no trabalho, na escola, faculdade, na vida. Seu foco principal não é apenas o seu objetivo, mas também sua concentração.

10) Falta de entusiasmo

Acordar com vontade de trabalhar pouca gente tem. Acordar com vontade de ficar milionário ou ser bem sucedido todo mundo tem. Ache o meio termo e acorde feliz querendo trabalhar para ser bem sucedido. Ou que a sua empresa alcance o objetivo desejado ou que você consiga abrir a sua empresa.

Sugestão do Jeison Arenhart De Bastiani:

Encontre maneiras de manter o entusiasmo, se é uma viagem, se você, coloque ela como seu objetivo de fim de ano, e levante todos os dias pensando nisso, se é um número, um valor monetário, monte uma tabela no seu PC ou uma caderneta e anote mês a mês quanto está juntando e quanto falta para o número... Se um objetivo, uma vontade, deixe-isso claro pra você, e trabalhe dia a dia para ele, quando a coisa ficar difícil pense no seu objetivo e como está se aproximando dele. Mantenha-se ativo, vivo e atento ao que lhe prende

*Eu sei que muita gente vai reclamar do artigo aqui postado. Mas eu creio que este tipo de artigo seja bastante importante para empreendedores. Não está apenas na técnica, está nas emoções dos empreendedores. Afinal, uma empresa é feita por pessoas, não por máquinas. Temos sentimentos e se não soubermos lidar com eles, um dos dois tornará um fracasso: sua vida ou seu emprego.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários