Meio Bit » Arquivo » Fotografia » As 95 melhores imagens de 2012 - Segundo a Reuters

As 95 melhores imagens de 2012 - Segundo a Reuters

11 anos atrás

O ano vai chegando ao fim e os blogs e os veículos de comunicação de massa começam a fazer a lista dos melhores do ano que se passou. Independente de o mundo acabar ou não, algumas destas listas são bem interessantes. Até o Meio Bit Games já publicou a tradicional lista dos melhores jogos do ano, e agradeço ao Dori por me dar mais dicas de onde gastar meu rico dinheirinho. Mas, como a coisa aqui é fotografia, fica a dica que a Reuters acaba de publicar a sua lista das 95 melhores fotos de 2012. Pausa para uma pequena reflexão. Por que necessariamente 95 fotos? Não poderia arredondar para 100 imagens? Apenas 5 imagens a mais e chegaríamos a um número mais simpático. Mas, isso deve ser encanação da minha mente com transtorno obsessivo compulsivo.

Voltando ao assunto da fotografia, a Reuters fez uma seleção de tirar lágrimas dos olhos, pois estão lá todos os momentos mais importantes de 2012 e com uma qualidade artístico/jornalística de dar inveja. Aliás, muitos fotojornalistas das antigas apontam que atualmente a fotografia jornalística está se transformando em ilustração, perdendo o caráter de registro do momento. Mas, podemos ver que ainda tem muita gente boa trabalhando nas agências de notícias do mundo.

Um ponto interessante da lista da Reuters é que eles tiveram o cuidado em colocar a ficha técnica de cada imagem, separando inclusive pela marca e modelo da câmera utilizada. Achei muito bacana as estatísticas que separam as fotos por ISO, distância focal (dividindo em lentes Zoom e lentes Prime). Porém, o dado mais estarrecedor é que, das 95 fotos, 88 delas foram feitas por câmeras Canon (93%), sendo que o modelo mais utilizado da empresa foi a EOS 1D Mark IV (31 fotos) seguida de perto pela EOS 5D Mark II (30 fotos). Do restante, apenas 5 foram feitas com câmeras Nikon e 01 foto com uma Sony, no caso uma Cybershot H5.

Porém, independente da câmera utilizada, o que vale mesmo é a beleza das imagens. Vejam um pouco do que estou falando abaixo.

Fonte: Foto Actualidad

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários