Meio Bit » Arquivo » Indústria » iPhone 5 será lançado no Brasil (e na Rússia) daqui a 10 dias: ele será mais popular que o Bada?

iPhone 5 será lançado no Brasil (e na Rússia) daqui a 10 dias: ele será mais popular que o Bada?

Apple lança hoje a iTunes Store na Rússia e em 10 dias o iPhone 5 também no Brasil, um mercado dominado pelo Android.

11 anos atrás

Nós usuários e donos de iPhones somos uma elite aqui no Brasil: enquanto os celulares Apple, incluindo o recém-lançado iPhone 5, estão dando bons tapas nos Androids* lá nos Estados Unidos, as vendas dos iPhones representam somente 0,4% do mercado brasileiro de smartphones.

Isso de acordo com o levantamento da Kantar Worldpanel ComTech, que aponta declínio nas vendas de telefones celulares com outros sistemas operativos que não o Android: smartphones com Symbian, Blackberry OS, Windows Mobile, Bada ou iOS não têm tido boas vendas nas lojas brasileiras.

Laguna_FolhaSmartBR_03dez2012

iOS perde para o Bada nas lojas brasileiras!

Analistas brasileiros dizem que a suposta culpa, de os smartphones Apple serem pouco procurados nas lojas brasileiras, seria da famosa estratégia da empresa em possuir um único produto top e poucos modelos derivados dele enquanto há zilhões de telefones celulares Galaxy, Xperia e RAZR. Sério que ninguém levou em conta que boa parte dos iPhones no Brasil são de origem estrangeira (o iPhone 4S do tio Laguna é alemão) e tais importações não entram nos dados de vendas das lojas?

Enquanto os iPhones são um fracasso nas lojas brasileiras, outro país emergente receberá hoje a iTunes Store com muito amor: trata-se da Rússia. Naquela enorme federação, o povo simplesmente não compra música e a pirateia assim como todo conteúdo digital, situação não tão diferente do Brasil: a Rússia representa um dos últimos grandes mercados inexplorados em se tratando de smartphones e acho interessante a Apple cobrar preços bem baixos para competir com a cultura da pirataria ali.

Na sexta-feira da próxima semana, dia 14 de dezembro, a Mãe Rússia receberá o mais novo filho da Maçã de Steve Jobs: o iPhone 5, smartphone esse que também estará disponível oficialmente nas lojas brasileiras naquela mesma data russa. E por um precinho “camarada”, não duvido… Ô Lucro Brasil!

Em qual dos 101 países você comprará seu iPhone 5?

*De acordo com a comScore, a Apple ultrapassou a LG nos Estados Unidos e foi a segunda maior fabricante de smartphones vendidos em outubro naquele país, perdendo apenas para a Samsung. Como o tio Laguna já havia mencionado no final de outro texto, o iPhone 5 foi o telefone celular mais vendido nos Estados Unidos naquele mês.

relacionados


Comentários