Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Moderação de comentários entra em vigor

Moderação de comentários entra em vigor

17 anos atrás

Por muito tempo, fomos ultra-permissivos com comentários. Durante mais de 2 anos, os leitores puderam emitir opiniões sem a necessidade de cadastro e raramente moderávamos alguma coisa, em nome da liberdade de expressão.

Infelizmente, esse direito foi usado por muitos de forma irresponsável e adotamos o cadastro (bem simples, com 3 campos apenas) para reduzir a quantidade de trolls, os delinqüentes digitais, na área de comentários. Apenas essa medida aumentou bastante o nível dos mesmos.

Mas estamos vendo uma série de cyber-chatos que adoram uma briga online. Parecem viver para isso. Não gostam de debater nada e sim uma série de flames fora do tópico e muitas vezes distorcer o que um autor disse para criar uma discussão. Normalmente, o mesmo é acompanhado de ofensas ao autor.

A partir de hoje, estaremos monitorando e moderando ativamente os comentários. Existem regras? Apenas o bom senso:
1. Você diria isso frente a frente com o indivíduo?
2. Seria publicável na Folha de São Paulo?

Sim, seremos acusados de censura, é claro. Mas está longe disso: qualquer pessoa pode abrir o próprio blog e continuar emitindo e escrevendo opiniões sobre o assunto da forma como mais lhe convier.

O sistema de votos foi experimentado e não gerou resultados satisfatórios. O mesmo troll não se sentia punido o suficiente em ter mais de uma dezena de votos negativos com um comentário ofensivo. Continuava postando sobre os votos negativos e agindo como um completo idiota.

Entendemos que os comentários são parte do conteúdo de um post, uma extensão do mesmo. Bons comentaristas enriquecem as discussões e os maus, deixam qualquer blog com aspecto de cortiço.

Estamos também apoiando a iniciativa do Augusto, do Br-Linux.org: Campanha pela qualidade das discussões nos comentários da web.

Veja o pedido dele, que não poderíamos ter escrito melhor: Em especial, convido todos a demonstrar sua cortesia e respeito ao se dirigir aos demais participantes, pois algumas discussões interessantíssimas estão sendo deixadas de lado para atender a provocações.

Abraço,
Equipe MeioBit

relacionados


Comentários