Para Nintendo, apenas belos gráficos não convencem consumidores

dori_wiiu_28.11.12

O Wii U já está entre nós e como era de se esperar, as opiniões sobre o console estão divididas. Enquanto alguns gostaram das possibilidades que a segunda tela poderá proporcionar, para outros a capacidade de processamento do videogame é o seu calcanhar-de-aquiles e isso fará com que ele torne obsoleto rapidamente.

A Nintendo por sua vez parece estar bastante tranquila com a ameaça do lançamento dos novos aparelhos de Sony e Microsoft e ao ser questionado se eles não teriam entrado muito cedo na próxima geração, espera que poderia ter lhes permitido criar um console mais poderoso, Reggie Fils-Aime, presidente da divisão americana da companhia, falou sobre algo que pode estar se tornando uma tendência na indústria..

No final das contas, nossos competidores precisarão reagir ao que estamos fazendo no mercado e terão que descobrir quais inovação terão. É como se processadores mais rápidos e belos gráficos não fossem mais o bastante para convencer os consumidores. Eles precisam reagir ao que fizemos e precisamos continuar inovando com o Wii U e faremos isso.

Para nós, lançar novos sistemas está relacionado a levar novas experiências ao consumidor e estamos fazendo isso com o NintendoLand e as editoras externas estão fazendo o mesmo com jogos como o ZombiU. Para nós, este é o momento certo para lançar um novo hardware.

Por mais que muitos de nós estejamos ansiosos para ver o que o Playstation 4 e o XBox 720 nos entregarão em termos de gráficos, o comentário de Fils-Aime faz sentido e as vendas tanto do antigo Wii quanto do DS e do seu sucessor mostram que a maioria das pessoas não se incomodam muito em adquirir aparelhos tecnicamente inferiores aos concorrentes.

[via CNET]

Relacionados: ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • a maioria dos consumidores alvo da Nintendo nem sabe que o hardware é inferior… a maioria nem sabe que o tablet/controle não tem processamento próprio….
    A aple sempre lança Iphone com hardware midle e sempre fez sucesso… a experiencia do usuário difere muito do nerdão…

    nintendo só tem de rular como sempre fez, fazendo seus jogos bons e cativantes… e agora com as outras produtoras olhando para o wii U, eles ganham outra fatia do mercado…

    • eu acho q as produtoras estão olhando pra ele só até sair os novos sony e microsoft ai na minha opnião ele deixa de ser interessante e volta a viver de jogos da propria nintendo, oq não é ruim tb

  • A nintendo foca em jogos pra família, divertidos . Quem compra video game pra filho pequeno vai comprar o wii compacto de 99 dolares e a criança vai ficar feliz da vida! Um jogo não precisa ter alta resolução pra ser bonito, eu acho lindo Okami e Mario Galaxy. Se eles fossem em alta resolução seria melhor, mas não faria tanta diferença na experiencia, pois existem outros elementos no jogo mais importantes que o gráfico. E se a nintendo esperasse pra ver oque a concorrência iria lançar, perderia justamente o tempo certo de lançar seu video game. Agora que os video games da concorrência estão começando a perder o folego, é mais facil chamar a atenção pro seu console, e aproveitar o tempo entre o lançamento dos novos consoles pra consolidar o seu propio mercado. A nintendo segue sua propiá linha de tempo, o seu video game não concorre diretamente com a da concorrência quando o assunto são jogos familia, jogos violentos ela perde feio, por que o publico mais maduro, que sangue. Nem vou chamar de publico hard core, por que pra mim hard core, era quem jogava jogos difíceis , e esses jogos cheios de sangue, impropios para menores pra mim são bem faceis, isso sim, se você comparar com um batle toads , isso era jogo dificil.

    • o dificil é o pessoal entender que nintendo não concorre na mesma fatia de mercado que ps3 e x360, eu penso assim desde o lançamento do Wii, vendeu muito e foi o melhor produto lançado até minha mãe comprou um pra ela. comparar wii com ps3 e x360 é como comparar video game com tablet, pra mim não tem logica

  • Luiz Carlos Minosso

    Bom, acho que está mais q na hora da nintendo lançar um console de mesa novo, pois as vendas do wii já fazem mais de um ano que caem mes apos mes. Lembro de anos em que a nintendo vendia mais de 1 milhão de wiis somente na semana da black-friday.

    Já a sony e a microsoft, por terem um hardware bem mais potentes, seus consoles serão relevantes ainda por um bom tempo.

  • Veja o que temos de qualidade gráfica em games hoje nos consoles e PC. Na opnião de vcs é satisfatório? (eu sei que a resposta é sim). Dá pra fazer melhor? (eu sei que a resposta é sim). É Barato? (eu sei que a resposta é não). É necessário? (Eu sei que a resposta é Não). É interessante inovarmos o gameplay? Ou seja, o modo ocmo jogamos e compartilhamos nossas experiências? (SIM). Esse é o foco da Nintendo. E este deveria ser o foco das outras empresas. Desta forma seria muito mais competitivo e interessante para o jogador. Ansioso pra ver o que Microsoft e Sony trará de novidade… Gráficos tipo o filme Avatar serão lindos, mas é desnecessário.