Meio Bit » Arquivo » Games » Diretor diz que outro erro como o FFXIV destruiria a Square

Diretor diz que outro erro como o FFXIV destruiria a Square

11 anos atrás

dori_ff14_28.11.12

Apesar do forte nome por trás e do grande sucesso alcançado na primeira tentativa da Square em criar um MMO, o Final Fantasy XIV foi um vergonhoso fracasso. Logo após seu lançamento o jogo foi alvo de duras críticas, irritou muitos fãs e a Square Enix viu-se quase na obrigação de praticamente refazer todo o jogo, com a nova versão que deverá ser lançada no início do ano que vem ganhando o sugestivo subtítulo A Realm Reborn.

Como várias pessoas ainda estão receosas de que as mudanças não serão tão grandes a ponto de corrigir tamanha decepção, o diretor Naoki Yoshida foi bastante duro ao descrever a necessidade de acertarem.

Não cometeremos novamente o mesmo erro do FFXIV, isso teria o potencial para destruir a companhia.

Quando ouvi que o jogo seria vendido da maneira como havia sido planejado, pensei que aquilo seria um grande erro. Penso que seria bom se eles tivessem tentado ver o que aconteceria se transformassem o World of Warcraft em um Final Fantasy. Porém, como tentaram apenas criar algo que fosse ‘diferente do FFXI,’ eles acabaram não conseguindo fazer nada.

Yoshida assumiu o cargo de diretor antes ocupado por Nobuaki Komoto, por isso suas críticas a maneira como a versão anterior do jogo foi desenvolvida e acredito que ele tenha exagerado um pouco ao prever um estrago tão grande caso o relançamento não se saia bem.

O curioso é que embora ele tenha dito que a empresa deveria ter prestado atenção no que tem feito com que outros MMOs obtivessem sucesso, o Final Fantasy XIV: A Realm Reborn só poderá ser jogado mediante pagamento de mensalidade, o que prontamente nos faz imaginar quanto tempo demorará até ele adotar o modelo Free-to-Play, mas como até hoje o FFXI não precisou valer-se de tal estratégia, acredito que a editora saiba o que está fazendo.

[via CVG]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários