Metrô Chinês usando frequência de WIFI para sinalização. O que poderia dar errado?

chinafail

Um dos problemas do comunismo é que gera cegueira e arrogância estatal. Qualquer um com um mínimo de autoridade tende a ignorar o mundo, e se algo deu errado, o Universo está errado, não ele.

Um exemplo disso está acontecendo em Shenzen, uma das maiores cidades da China. O metrô está sofrendo com panes “inexplicáveis”, trens sendo obrigados a abandonar passageiros, atrasos e composições congeladas.

Após alguma pesquisa descobriu-se o motivo: Celulares e laptops com WIFI estavam interferindo no sistema de comunicação entre trens, sinais e salas de controle.

A regulamentação de frequências é algo muito, muito burocrático e caro na China, mesmo para os padrões chineses, então as empresas ferroviárias decidiram que ao invés de pagar uma fortuna por uma frequência própria, era melhor olhar o espectro eletromagnético, ver uma faixa não-regulada e usar.

Só que a faixa em questão, 2,4GHz, é a usada por WIFI. TECNICAMENTE é terra de ninguém, mas na prática os fabricantes respeitam, para evitar conflitos e tornar a vida do usuário desagradável.

A faixa de 2,4GHz é usada por todos os metrôs na China.

Agora, há duas possibilidades: Ou compram uma frequência e mudam seus equipamentos, ou podem tentar proibir todo mundo de andar com celular, ipad e laptop nos metrôs do país.

Boa sorte em ambas as opções, e parabéns pela visão estratégica de longo alcance.

Fonte

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples